Em carta, comunidades quilombolas manifestam preocupação com concessão do Jalapão

A Coordenação Estadual das Comunidades quilombolas pede que o Estado apresente uma agenda de discussões para a demarcação e titulação dos territórios.

Comunidades quilombolas protestaram em frente ao Palácio no dia 2.
Descrição: Comunidades quilombolas protestaram em frente ao Palácio no dia 2. Crédito: T1 Notícias

Em carta assinada por 15 Comunidades Quilombolas do Estado, a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto), divulgou nesta quarta-feira 15, uma carta aberta contestando “a ausência de consulta e diálogo com as comunidades quilombolas e tradicionais durante o processo de aprovação e sanção da legislação que autoriza a concessão de Parques estaduais, entre eles o Jalapão, à iniciativa privada”.

 

As comunidades cobraram do Estado a demarcação e a titulação das áreas resididas. “Ao invés de demarcar os territórios e titular, o Estado do Tocantins desde a implantação do Parque, tem agido em prol de inviabilizar as vivências dos povos tradicionais no Jalapão. É preciso demarcar os territórios em respeito aos povos que convivem harmoniosamente com o Jalapão desde o final do século XIX”, diz o texto.

 

No documento, a Coeqto também questionou a forma como o Governo define a data e horário das reuniões. “As lideranças denunciam que as comunidades estão sendo convocadas pelo Governo do Estado do Tocantins para reuniões, definidas de forma unilateral e reiteradamente, não concedendo às comunidades nem mesmo o direito de opinarem sobre datas e horários”, declarou a entidade. 

 

A Cordenação pediu que o Governo do Estado apresente uma agenda de discussões e inicie o debate para assegurar a demarcação e titulação dos 38 territórios quilombolas do Estado.

 

Confira aqui a carta na íntegra.

Comentários (0)