Em formatura do Proerd, Miranda entrega viaturas e anuncia Colégio Militar em Paraíso

O evento foi realizado no Quartel do 8º Batalhão da Polícia Militar e, na ocasião, o governador autorizou a implantação do Colégio Militar de Paraíso do Tocantins

Governador entrega viaturas e anuncia colégio
Descrição: Governador entrega viaturas e anuncia colégio Crédito: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda prestigiou nesta quinta-feira, 17, em Paraíso do Tocantins, a solenidade de certificação dos formandos do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), considerado o programa mais emblemático de prevenção e combate às drogas no Tocantins. Ao todo 1.075 alunos participaram do programa em 2017 na cidade.

 

Também foram entregues viaturas e coletes balísticos à Polícia Militar, que vão fortalecer a segurança pública no Estado. O evento foi realizado no Quartel do 8º Batalhão da Polícia Militar e, na ocasião, o governador autorizou a implantação do Colégio Militar de Paraíso do Tocantins.

 

A formatura foi o momento de coroamento do compromisso das crianças participantes do Proerd em se manterem longe das tentações de qualquer prática que possa levar ao vício em drogas. Um dos momentos mais esperados foi a leitura das duas melhores redações, redigidas pelas alunas Itauanie Silva Noleto, da Escola Municipal Professora Adélia Aguiar Barbosa; e Alany Antônia  Soares de Sousa, da Escola Municipal Jardim Paulista. As duas receberam prêmios das diretoras das respectivas escolas.

 

Marcelo Miranda disse que diante da realidade dos jovens com as drogas em todo o Brasil, participar de um evento dessa natureza reforça a sua esperança num mundo melhor. “Ao presenciar a formatura dessa turma do Proerd, aqui em Paraíso, me vem o sentimento de esperança em um futuro melhor, num mundo que também será construído por cada um desses alunos”, ressaltou, lembrando da importância da família, da escola e de toda a comunidade no processo educacional de crianças e adolescentes atendidas pelo programa.

 

O vice-prefeito de Paraíso, Celso Morais, lembrou que o Proerd completa 15 anos com bons resultados no Tocantins. "O Governo do Estado, a PM e a Prefeitura só têm o que comemorar nesses quinze anos do programa no município".

 

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi implantado no Tocantins em 2002, como iniciativa da Polícia Militar, para apresentar às crianças opções saudáveis de vida, com vistas à formação de uma geração consciente do exercício da sua cidadania, por meio de decisões corretas que o leve a uma vida saudável e focada na resistência às pressões ao uso de drogas e à prática da violência. É desenvolvido por policiais militares preparados por meio de metodologia específica para o currículo. Desde que foi implantado, há 15 anos no Estado, o Proerd já beneficiou 372.637 estudantes, além de 4.703 pais, por meio de um currículo diferenciado.

 

Paraíso

Em Paraíso, o Proerd também foi implantado em 2002, em unidades educacionais das redes pública e privada. Em 2017 foram atendidos 512 alunos do 5º ano e 563 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Nos 15 anos de atuação foram envolvidos pela iniciativa mais de 26 mil crianças e adolescentes em toda a regional.

 

A solenidade celebrou a formatura de alunos das escolas municipais Irmã Júlia; José Ribeiro Torres; Pedro Ludovico Teixeira; Jardim Paulista; Pouso alegre; Adélia Aguiar Barbosa; Luzia Tavares; José Odete e Escola Municipal 23 de Outubro.

 

Além de Paraíso, receberam as ações do Proerd na região escolas de Pugmil, Nova Rosalândia, Lagoa da Confusão, Barrolândia, Caseara, Monte Santo, Chapada da areia e Divinópolis. O programa deve ser ampliado com atendimento nos municípios de Marianópolis e Araguacema.

 

Viaturas

O governador entregou outras 16 viaturas à Polícia Militar, sendo uma para o Proerd de Paraíso. As demais serão distribuídas para as cidades de Arraias, Chapada da Natividade, Araguaína, Gurupi, Miracema, Guaraí, Araguatins, Batalhão Ambiental e Batalhão Rodoviário de Divisas, todos com uma viatura, além de Palmas, que foi beneficiada com seis unidades. As viaturas são equipadas com giroflex, sirene, rádio e ar-condicionado, para proporcionar melhores condições de trabalho aos militares.

 

Além das viaturas, foram entregues 942 coletes balísticos, equipamento de uso e proteção individual. Esses equipamentos são frutos de convênio entre a Polícia Militar do Tocantins e a União, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Foram investidos R$ 877.388.

 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber Oliveira Santos, comemorou, afirmando que ganham a população e os policiais. "Reforçamos a segurança no Estado, com a entrega das viaturas; e todos os policiais militares do Tocantins podem trabalhar com mais segurança com os coletes balísticos", afirmou, agradecendo o apoio do governador à Corporação.

 

A solenidade também foi prestigiada por prefeitos da região; deputados estaduais Osires Damaso, Valdemar Júnior e Nilton Franco; secretários de Estado e vereadores da cidade.

Comentários (0)