Em Goiás, Marconi Perillo lamenta morte do professor Ruy Rodrigues

Em nota, governador Marconi Perillo lamentou a morte do professor Ruy Rodrigues da Silva, a quem disse considerar um dos maiores cidadãos e intelectuais brasileiros que teve a oportunidade de conhecer

Perillo lamenta morte do professor Ruy
Descrição: Perillo lamenta morte do professor Ruy Crédito: Foto: Divulgação

O governador Marconi Perillo, em nome do povo goiano, divulgou nota  lamentando a morte do professor Ruy Rodrigues da Silva e prestando condolências a seus familiares, amigos e alunos.

 

A missa de 7º Dia em homenagem ao professor Ruy Rodrigues, ex-reitor da Unitins e ex-secretário da Educação do Estado do Tocantins, organizada por familiares e amigos, será realizada nesta quarta-feira, 2 de novembro às 17h, na Casa de Maria, em Palmas. Professor Ruy faleceu, aos 88 anos, na madrugada da última quinta-feira, 27, em Goiânia (GO), onde estava internado, no Hospital do Coração, com quadro grave de pneumonia.

 

Confira a nota na íntegra: 

 

Fui tomado por uma profunda tristeza ao ser informado do falecimento, nesta quinta-feira, 27, do professor Ruy Rodrigues da Silva, um dos maiores cidadãos e intelectuais brasileiros que tive a oportunidade e o privilégio de conhecer e partilhar experiências e saber sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo em que deixa uma lacuna eterna na defesa e profusão da cultura, da educação e das artes no Brasil, em especial em Goiás e no nosso Estado irmão Tocantins, Ruy nos entrega um legado incomensurável de fé, ética, retidão, espírito público e de amor e respeito por nossa Pátria.

Ruy Rodrigues da Silva foi um brasileiro completo. Teólogo, filósofo, sociólogo, escritor, professor e intelectual, o Padre Ruy, como permaneceu conhecido mesmo depois de encerrar suas atividades na Igreja Católica, dedicou toda a sua vida aos temas humanitários, no Brasil e nas duas longas décadas de exílio na França, durante a ditadura militar.

Filho de Porto Nacional, que lindamente ele definia como "nobre, bela e culta", Ruy Rodrigues da Silva foi líder e referência de um período de efervescência cultural em Goiás e no Tocantins que contribuiu decisivamente para a compreensão da identidade das atuais e das futuras gerações do Brasil Central.

O maior legado de Padre Ruy está no desenvolvimento da Educação Pública de Goiás e do Tocantins, como secretário de Educação, Cultura e Desporto dos governos de Mauro Borges (GO, 1961-1964) e Moisés Avelino (TO, 1991-1994). Teve contribuição decisiva para a construção da gestão planejada e transformadora de Mauro Borges. No governo de Moisés Avelino, foi o responsável pela interiorização da cultura e pela implantação das unidades regionais de educação.

Quatro anos mais tarde, em 1998, Padre Ruy assumiu, a convite do governador José Wilson Siqueira Campos, a reitoria da Universidade do Tocantins (Unitins), que ajudara a criar e consolidar com instituição de ensino superior de referência no Centro-Norte do Brasil. Em 2008, recebeu da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição que também ajudou a criar, o merecidíssimo título de Doutor Honoris Causa.

Nos anos de exílio, Ruy Rodrigues da Silva aprofundou seus estudos, ampliou sua vasta obra científica e cultural e se tornou referência também na França, onde foi professor em diversas instituições de ensino superior. A partir da Europa, desenvolveu projetos humanitários na África, notadamente nos países de língua francesa e portuguesa. Em território francês, encerrou suas atividades religiosas, casou-se e teve filhos.

Com o fim do exílio, dividiu a execução de seus projetos entre a França e o Brasil, dividindo-se em temporadas de atividades entre os dois países. Em território brasileiro, escolheu Goiânia para viver, onde tive a oportunidade de conhecê-lo, com passagens sempre marcantes por suas reuniões e debates com filósofos, sociólogos e cientistas políticos dos dois países – os franceses os convidada e hospedava em seu pequeno apartamento na Rua 90.

Nesses tempos de crise moral e ética, em que o Brasil é passado a limpo e repensa sua trajetória econômica e social, Ruy Rodrigues da Silva deve ser celebrado e lembrado como um dos maiores cidadãos de nosso País; um cidadão que amou, pensou e valorizou sua pátria; um intelectual comprometido com a propagação do saber, da ciência e da cultura; um homem que cultivou e promoveu sua humanidade, especialmente entre os mais humildes.

Minhas sinceras e profundas condolências aos familiares, amigos e alunos do Professor Ruy Rodrigues da Silva. Estamos todos diante de uma perda irreparável, mas desejamos que ele desfrute de pleno descanso na paz de Deus, o descanso de quem erigiu uma obra que viverá e propagará para sempre sua luz transformadora. Ao Padre Ruy Rodrigues da Silva o nosso adeus e nossos sinceros agradecimentos.

 

Marconi Perillo

Governador de Goiás

 

 

Comentários (0)