Em inauguração, Miranda ressalta busca por soluções de problemas na segurança pública

Governador inaugurou complexo com seis delegacias especializadas da Polícia Civil, nesta segunda. Miranda garantiu investimento em entrega de viaturas e armas, além de posse aos aprovados em julho

II Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil
Descrição: II Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil Crédito: Pedro Barbosa

“Sabemos e temos consciência que precisamos investir muito mais” frisou o governador Marcelo Miranda em inauguração do II Complexo de Delegacias Especializadas da Policia Civil, na tarde desta segunda-feira, 26, em Palmas.

 

Na solenidade, que contou com secretários de estado e deputados, também foram entregues 36 novas viaturas e 200 pistolas e munições aos policias recém-empossados no Estado e três novas delegacias especializadas.

 

“Uma das maiores demandas que temos hoje é sobre a criminalidade, atos que estão acontecendo em nosso estado e no Brasil. Em busca de soluções. Estamos entregando novas delegacias, que se juntam a outras delegacias já existentes” ressaltou o governador.

 

As três novas delegacias especializadas são: Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DRCC); Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT); e a Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública (DRACMA).

 

Para a delegada Milena Lima, responsável pela DRCC, a delegacia vem em um momento mais que crucial, já que hoje os maiores crimes ocorrem por meio da internet. “Essa delegacia nova vem para atender uma demanda que a sociedade já vinha cobrando, não somente com crimes contra a honra vinculados no meio virtual, mas também crimes como estelionatos e pedofilia”.

 

Guilherme Rocha Martins, delegado da DRACMA,  ressaltou que uma delegacia deste padrão é inédita no Estado.  “A DRACMA vai combater a corrupção no Estado e demais crimes contra o poder público Estadual, dentro de um contexto nacional de luta pela moralidade pública e pelo resgate dos valores éticos da administração”.

 

Emenda de R$ 84 milhões

Ainda durante a solenidade, tanto o governador, quanto a deputada Luana Ribeiro, comentaram sobre emenda oriunda do Congresso Nacional no valor de R$ 84 milhões, que em breve deve fortalecer a segurança pública tocantinense.

 

Protestos

Representantes de entidades da Polícia Civil realizaram protestos pacíficos durante o evento, com faixas espalhadas dentro e fora do Complexo de Delegacias.

 

O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) levou faixas cobrando do Estado à utilização correta de verbas, como a construção da cidade da polícia civil. O presidente do sindicato, Ubiratan Rebello do Nascimento,  destacou,  que “voltamos a época das locações”, referindo-se aos aluguéis dos prédios onde foram instaladas as novas delegacias.

 

Comentou, ainda, que as emendas para a Polícia Civil são tratadas de forma unilateral. " Temos objetivos de buscar a construção de sedes próprias, na emenda de 84 milhões estava prevista a contrução da cidade da policia civil, que iria reunir todas as 16 delegacias. Este é um prédio alugado, em um valor muito além do normal. Hoje a Polícia Civil está sem prédios próprios" enfatizou. 

 

Também houve faixas cobrando do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) a nomeação de 70% dos escrivães que passaram no último concurso e a metade dos agentes.  

Respostas

Durante o evento, o governador respondeu aos questionamos da imprensa e dos sindicatos. Sobre a nomeação do restante dos aprovados no concurso da polícia civil, Marcelo garantiu que começa a chamar, no começo de julho, os aprovados no concurso da PC. “Temos que suprir quem não tomou posse. 

 

Sobre a falta de efetivo em algumas delegacias, como a do Distrito de Taquaruçu, que está sem escrivão, o governador disse que já falou com o secretário de seguranç pública, Cesar Simoni, e que em breve haverá um escrivão no local. Miranda disse, ainda,  que é necessário maior diálogo entre as entidades representativas para entender a situação financeira do Estado. “Ações amargas que são necessárias para manter a ordem”.

 

II Complexo de Delegacias Especializadas da Policia Civil

Além das três novas delegacias, o complexo vai acolher as delegacias: Delegacia Especializada na Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA);  Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadores de Serviços Públicos (DERFAE) e Delegacia de Costumes, Jogos e Diversões Públicas (COSTUMES).

Comentários (0)