Em isolamento, Iratã Abreu avisou amigos com quem esteve: sintomas ainda são leves

Empresário chegou de viagem e circulou normalmente durante quatro dias, sem perceber sintomas. Amigos e pessoas que estiveram com ele foram avisados. Iratã entrou a semana com sintomas leves e isolado

Iratã Abreu
Descrição: Iratã Abreu Crédito: Arquivo Pessoal

Décimo caso de contaminação pelo Corona Vírus, o empresário e ex-vereador da Capital Iratã Abreu, 34 anos de idade, falou com a editora do T1 Notícias, Roberta Tum via whatsapp na noite do domingo, 29, para tranquilizar os amigos de que está em isolamento, mas com sintomas leves por enquanto e passando bem. Ele alerta: "As pessoas precisam entender que não tem padrão: é todo mundo ficar quieto".

 

Os sintomas relatados por Iratã Abreu são: falta de ar, cansaço e dor de cabeça.Qualquer movimento mais brusco faz com que o empresário fique ofegante."Esse negócio não tem um padrão não. Perdi o paladar e o olfato. Não sinto gosto de nada, nada, nada", contou ele ao T1 Notícias.

 

O paciente, com histórico epidemiológico de viagem a Goiânia e Brasilia, está sendo monitorado e  confome a assessoria de Kátia Abreu, ele está recebendo cuidados de acordo com a orientação médica. Iratã Abreu conta que chegou de viagem e não sentiu nada anormal. Durante quatro dias circulou e trabalhou sem saber que estava com o vírus. No final de semana anterior chegou a comemorar o aniversário com alguns amigos. "Avisei a todos eles, e a todas as pessoas com quem tive contato, logo que percebi que poderia estar com o vírus, mesmo antes de receber o resultado do exame", relata.

 

No Tweet, neste domingo, a senadora e sua família agradecem às mensagens de solidariedade e reitera a necessidade de todos guardarem isolamento social nesse momento crítico de avanço da Covid-19 em todo o país.

 

“Meu filho de 34 anos, Iratã, está com Covid-19 confirmado em exame hoje (domingo). Está isolado desde sexta-feira, quando inicia os sintomas. Ele está passando bem e segue monitorado. Reafirme meu pedido para que todos fiquem em casa. Ainda estamos na pior fase do vírus. Peço orações pelo Iratã”, escreveu Kátia no Tweet..

 

 

Pacientes com síndrome gripal

 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) ressalta que desde o dia 23 de março os pacientes com síndrome gripal (sintomas de gripe) passaram a constar na ficha de notificação municipal como casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) e, em consequência disso, esse número se elevou bastante, chegando a 445 casos neste domingo, 29. Entretanto, nem todos serão submetidos ao exame devido à pequena quantidade de testes disponíveis no Laboratório Central do Estado (Lacen). Somente os casos considerados graves serão testados até que mais testes sejam disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

  

Apesar de não se tratar de casos confirmados, os pacientes notificados com síndrome gripal e considerados suspeitos estão sendo monitorados diariamente. Eles recebem ligações dos profissionais da saúde do município de Palmas, são orientados por médicos e acompanhados quanto à evolução ou regressão dos sintomas.

 

Os telefonemas não concluídos (caixa postal ou número inexistente) são informados às equipes de Saúde da Família da área de abrangência do endereço fornecido para que façam a busca ativa dos pacientes.

 

Comentários (0)