Em Mato Grosso, Marcelo Miranda acompanha Michel Temer e defende ações nas fronteiras

Marcelo Miranda foi para o estado mato-grossense participar do 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Marcelo Miranda também participou do lançamento da colheita do algodão naquele Estado

Marcelo Miranda acompanha Michel Temer em colheita de algodão
Descrição: Marcelo Miranda acompanha Michel Temer em colheita de algodão Crédito: Divulgação Secom

O governador Marcelo Miranda está no Estado de Mato Grosso participando do 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.  Na oportunidade, o governador prestigiou, na manhã desta sexta-feira, 11, a inauguração da primeira usina de etanol produzido a partir do milho. O evento, no município de Lucas do Rio Verde (MT), contou com a presença do presidente da República, Michel Temer. 

 

Marcelo Miranda avaliou como "bastante produtiva" a presença dos chefes de Executivos da Amazônia Legal na inauguração da usina. "É a primeira usina do Brasil de produção exclusiva de etanol a partir do milho e de seus derivados. Também acompanhamos o lançamento da maior colheita de algodão do país. O Mato Grosso é responsável pela produção de 67% de algodão, exemplo a ser mencionado", avaliou o governador.

 

Em seu pronunciamento, o presidente Temer lembrou das múltiplas finalidades do milho. “Produz ração animal, óleo de milho, energia elétrica. Veja o que se pode fazer com um produto que antigamente só servia para fazer fubá”, comentou, ao reforçar que o etanol está de acordo com a preservação do meio ambiente.

 

A usina inaugurada possui 250 mil metros quadrados e custou, aproximadamente, R$ 450 milhões, segundo a empresa FS Bioenergia. A previsão inicial é produzir anualmente 240 milhões de litros de etanol de milho, além de 180 mil toneladas de farelo, 6 mil toneladas de óleo de milho e energia, gerada a partir da queima de eucalipto.

 

Algodão

Ainda em Lucas do Rio Verde, Marcelo Miranda participou do lançamento da colheita do algodão naquele Estado, na Fazenda Boa Vista. Presente no evento, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, falou da safra de algodão no Mato Grosso, que deve ser recorde. "Estamos falando de uma produção que já é referência no país. Com o meu olhar de agricultor, falo tranquilamente em 360 arrobas por hectare, diferente do que era quando começamos", destacou.

 

"O narcotráfico é a grande ameaça do Brasil". A frase enfática do governador do Acre, Sebastião Viana, teve grande repercussão na 15ª reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, obtendo ampla discussão e o apoio do governador Marcelo Miranda. Programada para ocorrer logo cedo nesta sexta-feira, 11, o horário e a programação da reunião foram alterados porque os governadores acompanharam o presidente Michel Temer em inaugurações em Lucas do Rio Verde (MT).

 

Reforçar segurança nas fronteiras de estados amazônicos

 

Outro momento do encontro com os governadores, foi a discussão para defender  ações conjuntas no reforço a segurança das fronteiras de estados amazônicos. Tomada de ações práticas para combater o narcotráfico nas fronteiras, especialmente com a Bolívia, Argentina e Colômbia. 

 

A tomada de ações práticas para combater o narcotráfico foi uma das justificativas dos governadores para buscar apoio junto ao Governo Federal, no sentido reforçar a segurança nas fronteiras entre os estados amazônicos, especialmente nas de ligação direta com a Bolívia, Argentina e Colômbia. "Mesmo não fazendo fronteira direta com esses países, sabemos que essa demanda se faz urgente", disse o governador Marcelo Miranda ao mencionar que 80% das prisões na região decorrem do narcotráfico.

 

“As fronteiras estão abertas na Amazônia brasileira para a pressão do narcotráfico. Quando o governo americano investiu 1 trilhão de dólares em cooperação com a Colômbia, e tirou a grande produção mundial do narcotráfico da Colômbia, esta se deslocou para o Peru e para a Bolívia; e ela pressiona os nossos estados da Amazônia. E a prioridade é o combate ao narcotráfico”, pontuou o governador Sebastião Viana.

 

(com informações do G1 e da Secom Tocatins)

Comentários (0)