Palmas, Tocantins -

Estado


Concurso Quadro Geral
3.329 visualizações

Em Palmas, mais de 6 mil candidatos não fizeram provas para assistente

A manhã deste domingo, 26, foi de decepção para muitos candidatos que queriam disputar um das vagas para o cargo de Assistente Administrativo, do Quadro Geral do Estado. Eles erraram o local da prova e estão fora da disputa de uma das vagas.
- Atualizada em

Muitos candidatos erraram o local das provas e perderam o concurso público do Quadro Geral do Estado na manhã deste domingo, em Palmas. Um dos motivos que causaram a falta no exame foi porque candidatos confundiram o campus 2 da Universidade Católica do Tocantins, localizado na TO 050, com o campus 1, localizado na Avenida Theotônio Segurado.

 

Foi o caso de Caroline Almeida. Ela veio de Miracema para disputar uma das vagas oferecidas no cargo de Assistente Administrativo. “Saí de casa às 5 horas da manhã e quando cheguei aqui (na Católica da Theotônio), fui informada que meu local de prova fica no campus 2, na TO 050”, afirmou desanimada a candidata.

 

O Portal T1 Notícias acompanhou o desespero dos candidatos. Muitos deles chegaram ao campus 1 da Universidade Católica, faltando entre 20 e 15 muitos para o fechamento dos portões, tempo insuficiente para se deslocar até o campus 2, na TO 050. “Eu nem sabia que existia outro campus”, lamentou Caroline Almeida.

 

Outro que perdeu a prova foi o candidato Renato Viana, ele chegou atrasado e os portões já estavam fechados. “No edital está escrito que os portões fechariam às 8 horas. Agora são 7h59 e os portões já estão fechados”, afirmou o candidato, mostrando o relógio.

 

 

Dentro do previsto

 

No período matutino, apenas os inscritos para o cargo de Assistente Administrativo realizam as provas, sendo 72.503 o número de inscritos para o cargo.

O diretor da AOCP Concursos Públicos, Emerson Pinheli, considerou que a evasão dos candidatos no primeiro período do primeiro dia de provas dentro da margem prevista para o certame. “A média do número de ausentes varia entre 20 e 30%, nossas análises indicaram que 27% dos candidatos não compareceram ao Local de Prova, consideramos que apesar do número de ausentes, o maior concurso do Estado está sendo bastante disputado”, pontuou o diretor da organizadora.

Ainda de acordo com a AOCP, nessa manhã, em Palmas, 6.243 faltaram ao exame. O indice de abstenção foi de 24%.

 

Polícia Militar, de acordo com o Centro de Operações (Ciop), não foi registrada ocorrência relativa ao concurso do Quadro Geral.

 

Provas à tarde

Na manhã deste domingo foram aplicadas provas para os candidatos que concorrem à vagas de Assistentes Administrativos.

 

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas de para os demais cargos que exigem conhecimentos de nível médio e técnico.

 

Vagas

 

No total são oferecidas 6.352 vagas, sendo 4.513 para provimento imediato e 1.839 para o cadastro de reserva. As vagas estão distribuídas em 123 cargos para todo o Estado. Os exames serão realizados em 14 cidades do Estado.

 

As provas deste domingo, 26, são realizadas nas cidades de Araguaína, Araguatins, Augustinópolis , Babaçulândia, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis e Wanderlândia.

 

No dia 2 de setembro serão aplicadas as provas aos 85.612 candidatos que disputam cargos que exigem nível superior e fundamental. As provas para os candidatos de nível superior acontecem, a partir das 8 horas da manhã e para os candidatos de nível fundamental,  a partir das 14 horas.

 

Os exames serão aplicados em Araguaína, Araguatins, Augustinópolis , Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

 

 

Concorrência

Os dois cargos mais concorridos do concurso são os de motorista categoria AD com 233 candidatos por vaga e de Analista Técnico em Administração, com Habilitação em Letras, com 149 candidatos por vaga. Já para os portadores de necessidades especiais o cargo mais concorrido é o de Analista Técnico Administrativo com 11,67 candidatos por vaga.