Em Palmas, secretários de segurança de todo o país debatem estratégias e ações

A programação da 78ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários segue nesta quinta, 07, e deve contar com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Crédito: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Diversas autoridades do Brasil estão no Tocantins para a 78ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que acontece entre os dias 06 e 07 de outubro, em Palmas. O evento teve início na manhã desta quarta-feira, 06, no Palácio Araguaia, e têm o objetivo de compartilhar estratégias, boas práticas e investimentos para a área.

 

O encontro conta com a participação de representantes da Segurança Pública dos estados e Distrito Federal. O presidente do Consesp e anfitrião do evento, secretário à frente da pasta no Tocantins, Cristiano Sampaio, destacou que o Colégio Nacional tem sua força graças ao empenho dos gestores de todos os estados. “É por meio dessas reuniões de trabalho que conseguimos alcançar boas práticas e experiências exitosas implementadas em outros estados e que, ao fim, são compartilhadas, de maneira que possam servir de soluções para os demais”, pontuou.

 

O evento conta com a participação de secretários e representantes de Segurança Pública dos seguintes estados: Paulo Cézar Rocha dos Santos (Acre); coronel Elias Silva de Oliveira (Alagoas); general Carlos Alberto Mansur (Amazonas); subsecretário Hélio Jorge Paixão (Bahia); José Hélio Cysneiros Pachá (Rondônia) Julio Danilo Souza Ferreira (Distrito Federal); coronel Charles Alexandre Vieira (Santa Catarina); major Moacir Almeida Simões Junior (Rio Grande do Sul); coronel Alexandre Ofranti Ramalho (Espírito Santo); João Camilo Pires de Campos (São Paulo); Rodney Rocha Miranda (Goiás); Alexandre Bustamante dos Santos (Mato Grosso); Antônio Carlos Videira (Mato Grosso do Sul); Alfredo Cadena Júnior (Piauí); Rômulo Marinho Soares (Paraná); secretário adjunto de Sergipe, coronel José Pereira de Andrade Filho; secretário adjunto do Rio Grande do Norte, Osmir de Oliveira Monte; o secretário de Polícia Civil do Rio Janeiro, Allan Turnowski e o subsecretário de Polícia Militar do Rio Janeiro, coronel Sarmento.

 

Ações e estratégias em pauta

 

Com início dos trabalhos, as sugestões de pautas foram lançadas para debate. O colegiado debateu uma data nacional para queima de entorpecentes, promovida pelas forças de segurança em todo o País, em um mesmo dia, provavelmente na primeira semana de dezembro deste ano.

 

A implementação de um sistema de integração dos registros de identificação civil entre os 26 estados e o Distrito Federal foi apresentado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEPTIC). O modelo é por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre estados e permite que todas as informações de RG, certidão e fotos sejam consultadas por autoridades das forças de segurança, inclusive, por meio de aplicativo durante abordagens.

 

Para o secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira, o encontro é importante para traçar novos rumos, compartilhar exemplos bem-sucedidos e ajustar o que ainda precisa ser aprimorado. “Uma troca de informações muito grande com os gestores da área da segurança em todos os estados. As experiências positivas de uma federação podem ser implementadas e, assim, melhorando o combate à criminalidade em todo o Brasil”, frisou.

 

Na mesma linha, o secretário adjunto da Segurança Pública do Estado de Sergipe, Coronel José Andrade, adiantou que durante as reuniões, os gestores expõem as problemáticas inerentes em seu estado. “A criminalidade em todas as suas variantes, seja no crime que se organiza, no tráfico, são comuns em todo o Brasil. Ao final desse encontro, todos saem ganhando com o conhecimento, força e apoio do colegiado”, aponta.

 

Programação: quinta-feira (07)

 

Nesta quinta-feira, 07, a programação do Consesp deve contar com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Pela manhã, a partir das 10h30, o Governo do Tocantins inaugura a Cidade da Polícia, onde funcionam as unidades administrativas da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), na Quadra 202 Sul, em Palmas. Também serão entregues novos equipamentos, veículos, uniformes e aparelhos para reforço das forças de segurança.

Comentários (0)