Em parceria com Prefeitura, Instituto Fecomércio adota jardim

O projeto é uma parceria com a da Prefeitura Municipal de Palmas, através do programa “Adote um Jardim” da Secretaria Mul. de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Com o intuito de auxiliar a promoção de políticas públicas voltadas ao meio ambiente na Capital, o Instituto FECOMÉRCIO adotou o canteiro que fica em frente à sua nova sede e o revitalizará criando um jardim. A revitalização já está sendo executada junto com as obras do Instituto, que está em fase de reforma. A nova sede do Instituto FECOMÉRCIO está localizada na 103 Norte,  próximo a Galeria Bela Palma.

 

Segundo a Diretora do Instituto FECOMÉRCIO, Alexandra Bramatti, o ideia surgiu a partir de uma visita ao prédio. “Nós estávamos realizando a visita para ver o andamento da obra e vendo o canteiro, lembramos do projeto da prefeitura que acontece em outros lugares, e decidimos adotar o jardim para contribuir com a estética do local e também com o meio ambiente, através do plantio de arvores. A partir daí, a parceria foi buscada junto à Secretaria de infraestrutura e serviços públicos”, explicou.

 

O presidente do Sistema FECOMÉRCIO SESC/SENAC, Hugo de Carvalho, lembra que parcerias com entes públicos são sempre bem-vindas. “Nós temos um papel social com a comunidade, sempre estamos realizando parcerias para trazer a sociedade, além de benefícios também nossa resposta enquanto entidade representativa do Comércio no Estado”, disse.

 

O programa acontece em Palmas há cinco anos, conforme afirmou o diretor de parques e jardins, Marcos Antonio da Silva Vargas. Para ele, o engajamento das empresas é fundamental para a cidade. “As empresas tem mudado sua visão com relação aos jardins da cidade pela essa nova fase, em que todos os canteiros receberam flores. Logo, o empresário quer que perto de sua loja o canteiro também esteja bonito, e com isso, tem adotado. Pode-ser dizer que o programa tem bastante parceiros. Mas é bom lembrar, que ele deve ser constantemente cuidado”, ressaltou.

 

Qualquer empresa, organização não governamental (ONG), associação de bairro, escola, banco, comércio, indústria, sindicato, órgão público, bem como pessoas físicas, pode adotar áreas verdes. Sendo que é responsabilidade da Prefeitura de Palmas a assistência técnica, a mão de obra para a montagem do sistema de irrigação e para a execução do projeto paisagístico, o nivelamento da área, o preparo e a adubação do solo, plantio das gramas e mudas de árvores, o plantio de canteiros com mudas ornamentais e a doação de mudas ornamentais para reposição nos canteiros.

 

Já a entidade fica incumbida da elaboração do projeto de dimensionamento, aquisição do sistema de irrigação, aquisição e instalação de blocos intertravados nas áreas destinadas a passarelas, aquisição e confecção da placa de parceira, aquisição dos bancos para assento, das lixeiras e luminárias, das mudas de árvores ou palmeiras (não disponíveis no viveiro da Prefeitura), da manutenção das áreas ajardinadas e da reposição das mudas no canteiro.

 

(Camila Takahashi – Ascom Instituto FECOMÉRCIO TO)

 

Comentários (0)