Em resposta a Pitaluga, TJ diz que tem trabalhado para cumprir atos normativos do CNJ

O TJ, em nota, respondeu aos questionamentos do presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, que em nome da classe, reforçou a insatisfação da advocacia com a forma de implementação do Juízo 100% Digital

Crédito: Divulgação/TJTO

Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) esclareceu nesta quinta-feira, 15, que tem trabalhado incansavelmente para dar cumprimento a todos os atos normativos editados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Que, por sua vez, tem como um dos eixos da atual gestão a transformação digital", ressaltou o órgão. 

 

A nota é em resposta aos questionamentos do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, que em nome da classe, reforçou ontem, 14, a insatisfação da advocacia com a forma de implantação do Juízo 100% Digital e questionou o fato da decisão ter sido tomada pelo TJ sem ouvir a advocacia e os integrantes do sistema judicial.

 

Prestação jurisdicional de qualidade

 

Conforme o TJ, a implantação recente do Balcão Virtual, (com 3.688 atendimentos, 57.243 mensagens trocadas e 570 servidores cadastrados), Gabinete Virtual, Audiências por Videoconferência e Atos de comunicação processual, por meio eletrônico, fizeram com que o Poder Judiciário continuasse oferecendo prestação jurisdicional de qualidade a todos os jurisdicionados em plena pandemia.

 

“Com a implantação do juízo 100% digital e dos núcleos de justiça 4.0, que de igual forma também já foram implementados em vários outros Tribunais do país, o Poder Judiciário procura agilizar e especializar a prestação jurisdicional sem trazer qualquer custo ao cidadão tocantinense. As discordâncias genéricas ocorrem por interpretações descontextualizadas, sem buscar efetivo diálogo e servem apenas para confundir a comunidade”, esclareceram.

 

Sistema processual eletrônico

 

No que diz respeito ao sistema processual eletrônico, que conforme o TJ, foi eleito pelos advogados como o melhor sistema eletrônico disponível, o órgão observou que atua diariamente para aperfeiçoá-lo e torná-lo cada vez mais seguro. "O que fez com que diminuíssem consideravelmente as inconsistências nos últimos meses”, pontuaram.

 

Quanto à expedição de Precatórios e RPV, o TJ declara que já apresentou dados à Ordem comprovando que houve aumento substancial nos valores expedidos. “Somente nos cinco primeiros meses de 2021, foi pago em Precatórios valores superiores a todo ano de 2019”, ressaltaram.

 

Por fim, o Tribunal de Justiça reafirmou que seu compromisso é com o jurisdicionado e continuará a dar cumprimento a todos os atos do CNJ, “tendentes a beneficiá-los esperando, para tanto, o comprometimento de todas as instituições do Sistema de Justiça, sejam parceiras e colaboradoras, na implantação de sistemas que levem a justiça para todos”, encerraram.

 

Confira a nota na íntegra: 

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) tem trabalhado incansavelmente para dar cumprimento a todos os atos normativos editados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, por sua vez, tem como um dos eixos da atual gestão a transformação digital.


A implantação recente do Balcão Virtual, (com 3.688 atendimentos, 57.243 mensagens trocadas e 570 servidores cadastrados), Gabinete Virtual, Audiências por Videoconferência e Atos de comunicação processual por meio eletrônico fizeram com que o Poder Judiciário continuasse oferecendo prestação jurisdicional de qualidade a todos os jurisdicionados em plena pandemia.


Com a implantação do juízo 100% digital e dos núcleos de justiça 4.0, que de igual forma também já foram implementados em vários outros Tribunais do país, o Poder Judiciário procura agilizar e especializar a prestação jurisdicional sem trazer qualquer custo ao cidadão tocantinense. As discordâncias genéricas ocorrem por interpretações descontextualizadas, sem buscar efetivo diálogo e servem apenas para confundir a comunidade.


No que diz respeito ao sistema processual eletrônico, eleito pelos próprios advogados como o melhor sistema eletrônico disponível, o Tribunal de Justiça atua diariamente para aperfeiçoá-lo e torná-lo cada vez mais seguro, o que fez com que diminuíssem consideravelmente as inconsistências nos últimos meses.
Quanto à expedição de Precatórios e RPV, o TJTO já apresentou dados à Ordem comprovando que houve aumento substancial nos valores expedidos. Somente nos cinco primeiros meses de 2021 foi pago em Precatórios valores superiores a todo ano de 2019.


Por fim, o TJTO reafirma que seu compromisso é com o jurisdicionado e continuará a dar cumprimento a todos os atos do CNJ tendentes a beneficiá-los esperando, para tanto, o comprometimento de todas as instituições do Sistema de Justiça, sejam parceiras e colaboradoras, na implantação de sistemas que levem a justiça para todos.

 

Comunicação TJTO

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