Energia é restabelecida nas cidades; ONS vai investigar causas do apagão

Aos poucos energia é restabelecida nas cidades e estados que sofreram com apagão

Problema técnico que gerou falta de energia ocorreu em Belo Monte
Descrição: Problema técnico que gerou falta de energia ocorreu em Belo Monte Crédito: EBC

À imprensa, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou por meio de nota que o apagão que atingiu vários estados em todo o país ocorreu devido à falha de uma linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A queda ocorreu principalmente no Norte e Nordeste. No fim da tarde desta quarta-feira, 21, a energia estava restabelecida em algumas cidades e progressivamente nos estados.

 

No Tocantins, a energia foi restabelecida nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas e no Bico do Papagaio após quase duas horas de interrupção. Todas as 139 cidades do Estado foram afetadas. Na Capital os semáforos deixaram de funcionar e a Prefeitura orientou, por nota, aos palmenses, prudência no trânsito. Além do Tocantins também foram atingidos os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. 

 

A queda de energia teve início pouco antes das 16h. De acordo com o Operador Nacional do Sistema, a perturbação causou o desligamento de cerca de 18 mil MW, localizados na sua maioria nos estados das regiões Norte e Nordeste. Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento. A empresa disse que está apurando o ocorrido. 

 

No final da tarde, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou a causa da queda de energia. “Recebemos um comunicado do Operador Nacional do Sistema de que caiu uma linha de Belo Monte e que uma parte do Norte e Nordeste ficou fora do Sistema [Interligado Nacional]. Mas a informação que eu tive é que a energia já está sendo restabelecida em várias áreas”, disse.

 

Por conta da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, responsável por compensar a perda de energia. Com isso, houve o corte automático de energia de consumidores, no montante de 4.200 MW. “Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste”, disse o ONS.

 

Confira a nota na íntegra:

 

NOTA À IMPRENSA - OCORRÊNCIA NO SIN - 21/03/2018

 

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional - SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

 

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 

 

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

 

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

 

As causas de desligamento estão sendo investigadas. 

 

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis. 


Assessoria de Imprensa

Operador Nacional do Sistema Elétrico 

Comentários (0)