Energia ficará mais cara a partir 4 de julho no TO; reajuste foi aprovado pela Aneel

Consumidores tocantinenses contarão com novo ajuste nas contas de energia a partir do dia 4 de julho. Aneel aprovou o aumento de 5,50%

Conta de Energia no Estado do Tocantins
Descrição: Conta de Energia no Estado do Tocantins

Foi aprovado nesta terça-feira, 27, o reajuste tarifário de energia no Tocantins. A nova tarifa, que recebeu aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começa a vigorar a partir do dia 04 de julho deste ano. Os clientes residenciais, rurais e comerciais da Energisa, que correspondem a 99% dos consumidores, terão um reajuste de 5,50%. 

 

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto nos contratos de concessão das empresas de distribuição de energia. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes.

 

Pela norma, o valor da tarifa deve ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada quatro anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica. O valor da tarifa varia de empresa para empresa.

 

Composição da tarifa de energia

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a “Parcela B” da tarifa, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de “Parcela A”. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:

 

Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora, como transmissão e compra de energia;

Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.

 

Veja na conta de luz abaixo a composição da tarifa e a distribuição de valores entre parcelas A e B:

 

Comentários (0)