Energisa afasta chance de riscos ao sistema elétrico pelo aumento da inadimplência

A garantia foi dada pelo diretor-presidente da Energisa, Mário Zidan, durante Workshop com jornalistas, realizado na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, de forma remota.

Crédito: João Di Pietro/Governo do Tocantins

O diretor-presidente da Companhia Elétrica do Tocantins (Energisa), Mário Zidan, afastou a possobilidade de riscos para o sistema elétrico por causa do crescimento no índice de inadimplência. A garantia foi dada durante Workshop, realizado com jornalistas na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, de forma remota, para falar sobre os investimentos da empresa, as perspectivas do setor elétrico no Estado e os reajustes das tarifas em 2020. 

 

Mário Zidan adiantou, no entanto, após discorrer sobre o aumento da tarifa de energia elétrica, que tem buscado as negociações com os clientes que estão inadimplentes, trabalhando com bom senso. "A gente sabe que esse momento vai passar, mas não vai ser igual como era antes. Talvez esse tempo ainda perdure e tenho certeza  que logo os nossos comércios serão reabertos, nossos postos de trabalho também serão restaurados e a situação vai se normalizar,  talvez não em breve, mas a médio prazo", poderou o presidente.

 

 

 

Conta-Covid

 

Zidan disse que a Energisa ainda não aderiu à Conta-Covid, mas vai avaliar e dentro de poucos dias terá uma definição sobre esse processo. Ele explicou que a Conta-Covid é  um  empréstimo que vai ser capturado junto aos bancos públicos e privados, e não é dar impacto na correção tarifária, "é dar liquidez financeira para as empresas e as distribuidoras de energia que nesse momento que estão com o fluxo de caixa bastante afetado, redução do consumo, elevação da inadimplência e aumento de custos". 

 

Disse ainda que esses empréstimos estão sendo negociados e que os valores dos financiamentos oferecidos pelos bancos podem ser, inclusive, tão atrativos para o cliente e nem tanto para a empresa. 

 

Zidan admtiu que o índice de inadimplência realmente é grande, não só no Tocantins. Não citou o precentual, ressaltando que acabou de fechar o semestre e que ainda neste mês vai apresentar o relatório com os índices.

 

Veículos de comunicação

 

Ao ser questionado pelo presidente  da Associação Tocantinense dos Veículos de Comunicação do Tocantins, Márcio Rocha, sobre o afastamento da empresa dos veículos de comunicação, Zidan procurou contemporizar dizendo que vai fortalecer a parceria.

 

"Estamos passando por um momento de pandemia e isso faz com que a empresa faça uns cortes financeiros no nosso orçamento, mas temos procurado nos adequarmos ao máximo ao orçamento dos nossos clientes. A gente sempre procura usar muito o bom senso, existe uma restrição a cortes e temos buscado negociar", explicou.

 

Disse que tem mantido diálogo com o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica nesse momento de pandemia e que vai tentar acatar algumas ideias sugeridas.

Comentários (0)