Energisa alerta sobre os riscos de queimadas próximas à rede elétrica

A partir de junho, no Tocantins, a tendência é a temperatura aumentar e a umidade relativa do ar diminuir, tornando o clima cada vez mais seco. E esse cenário se torna muito perigoso.

Crédito: Divulgação

A partir de junho, no Tocantins, a tendência é a temperatura aumentar e a umidade relativa do ar diminuir, tornando o clima cada vez mais seco. E esse cenário se torna muito perigoso por proporcionar o aumento no número de queimadas e incêndios no estado. Além dos riscos que o fogo pode representar para a vegetação, animais e para as pessoas, tem mais um agravante: a interrupção no fornecimento de energia.

 

"As queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento de energia, já que, mesmo que as chamas não encostem nos fios, o calor pode danificar as estruturas, romper cabos e causar curtos-circuitos. Todo mundo fica prejudicado”, afirma Guilherme Damiance, gerente de Operação da Energisa Tocantins.

 

Vale destacar que cerca de 90% da rede elétrica do Tocantins está na zona rural, por isso a concessionária de energia alerta sobre os riscos de dessa prática tão comum no estado. Com o clima seco, as chamas se espalham mais rápido, tornando muito mais difícil o controle. Este período também não é nada fácil para quem sofre com doenças respiratórias.

 

Orientações

 

Uma das principais causas de incêndios florestais são as queimadas preparatórias de pastos e de terrenos para plantio, que se espalham rapidamente, especialmente no período seco. Toda queima deve ser autorizada pelos órgãos competentes. 

 

Preste atenção aos cuidados:

 

• Evite queimadas em áreas próximas às redes elétricas;

 

• Procure fazer "aceiros" em cercas para controlar o fogo;

 

• Respeite a "faixa de servidão" ao realizar o plantio;

 

• É proibido realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia; 

 

• Realizar queimadas sem autorização do Naturatins é crime; 

 

Outras ações também são importantes para evitar incêndios florestais:

 

• Evite soltar balões. Além de ser proibido por lei, o balão provoca incêndios;

 

• Pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro em acostamentos das rodovias são um perigo, por isso evite jogar lixo nesses locais;

 

• Apague, com água, qualquer resto de fogo em acampamentos;

 

Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193) ou denuncie pela Linha Verde (0800 63 1155). Se for próximo à rede elétrica ou a uma subestação, avise também a Energisa (0800 721 3330).

 

Comentários (0)