Energisa investe em projetos de economia de energia no Tocantins

Chamada Pública, que já beneficiou órgãos públicos e empresas no Estado, recebe inscrições de projetos até dia 28 de agosto.

Iluminação pública em Itacajá.
Descrição: Iluminação pública em Itacajá. Crédito: Energisa - Divulgação

Ruas bem iluminadas e hospital economizando energia com a troca de lâmpadas, usina de oxigênio e ar condicionados já é uma realidade no Tocantins. O município de Itacajá teve a iluminação pública revitalizada e o Hospital Geral de Palmas teve suas instalações elétricas modernizadas e ambos com recursos do Programa de Eficiência Energética. Agora, outras cidades, empresas e órgão públicos do Estado também podem tornar a economia de energia uma realidade no seu dia a dia. É que a Energisa publicou o edital da Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que está destinando R$ 6 milhões para projetos com foco na redução do consumo de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. Os projetos devem ser apresentados até o próximo dia 28/8.

 

Podem participar da Chamada Pública órgãos públicos (poder público e serviços públicos), clientes residenciais (condomínios), industriais, comercial e serviços, e clientes de iluminação pública da Energisa Tocantins. Para saber como se inscrever, o edital da chamada pública está disponível no site https://energisatocantins.gestaocpp.com.br. Lá, o interessado deve se cadastrar para ter acesso aos documentos necessários para participar do processo, além de informações de apoio para elaboração do projeto. Após a elaboração e entrega do projeto, o cliente deve aguardar a divulgação das propostas aprovadas.

 

“Quando levamos para a sociedade práticas de economia de energia, estamos plantando uma semente para o futuro. Ao financiar esses projetos que buscam combater o desperdício de energia, a Energisa inova compartilhando com seus clientes tecnologias e boas práticas ambientais. Deste modo, reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do Tocantins”, pontua Alankardek Moreira, diretor de relações institucionais da Energisa.

 

O cliente que tem interesse em participar da chamada pública deve mostrar no seu projeto que a proposta de troca de eletrodomésticos, máquinas, motores e lâmpadas que estão em uso, dará bons resultados, ou seja, a redução no consumo de energia. Se a proposta for selecionada, a Energisa entrará com o investimento. Todos os equipamentos substituídos pelo projeto serão encaminhados para descarte, seguindo as leis ambientais. Também é realizada uma ação de sensibilização com quem trabalha ou mora no local onde ocorrerá o projeto e, um estudo para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Tudo é feito conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Para facilitar o acesso ao edital e levar entendimento sobre os critérios para apresentação dos projetos, a Energisa realizará o Workshop da Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética em Palmas (25/7), Araguaína (30/7) e Gurupi (2/8). “Será uma oportunidade dos clientes que têm interesse em economizar energia conhecerem os critérios da chamada, tirar dúvidas e também de estar mais próximos da Energisa, conhecendo as oportunidades que temos para projetos de eficiência energética”, destaca Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética.

 

Este ano o Programa de Eficiência Energética já investiu na eficientização da Iluminação Pública de Itacajá, instalações internas do Hospital Geral de Palmas, Ulbra Palmas, Instituto Federal do Tocantins Campus Araguatins, Palácio Araguaia e no Projeto Nossa Energia.

 

Programa

 

O Programa de Eficiência Energética disponibiliza um percentual da receita líquida operacional das concessionárias de energia para projetos que buscam promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia.

Comentários (0)