Enfermeiros deixam de transportar pacientes dentro dos hospitais

Decisão atende à resolução 376/2011, que regulamenta a profissão da categoria, segundo a qual transportar pacientes não é função do profissional da enfermagem.

Desde o dia 1º de outubro os enfermeiros do Tocantins deixaram de fazer o transporte dos pacientes dentro das unidades hospitalares do Estado. A decisão atende à resolução 376/2011, do Conselho Federal de Enfermagem (Confen), que tira a responsabilidade dos profissionais de enfermagem de conduzir o meio de transporte sobre o qual está o paciente.

 

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins, Ismael Sabino da Luz, afirmou que transportar pacientes não é função do enfermeiro. “Estamos orientando aos profissionais que não realizem este serviço”, informou.

 

De acordo com o presidente, a Secretaria de Gestão Hospitalar foi notificada a respeito da decisão. “Nossa decisão era de deixar de fazer o transporte dos pacientes em 30 de setembro, mas a Secretaria de Gestão Hospitalar solicitou um prazo para contratação e treinamento de maqueiros, Enquanto o enfermeiro está realizando trabalho de transporte de pacientes as funções específicas destes profissionais podem ser prejudicadas”, informou Sabino.

 

Orientação

A resolução 376 do Confen é do ano passado e, de acordo com presidente do Sindicato, o Estado, prefeituras e hospitais foram notificados a respeito. “Eles tiveram tempo suficiente para se adequar à resolução”, argumentou Ismael Sabino.

 

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, a medida atinge cerca de 5 mil enfermeiros que trabalham na rede pública do Estado e dos municípios.

 

Questão será solucionada

Por meio de nota, a Sesau informou que já realizou o levantamento da necessidade de cada Unidade Hospitalar e que no período mais breve possível a questão será solucionada.

 

Confira a nota na íntegra:

Com relação à solicitação deste veículo sobre a necessidade de maqueiros nos Hospitais do Estado a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que já realizou o levantamento da necessidade de cada Unidade Hospitalar e que no período mais breve possível a questão será solucionada.

Palmas, 02 de outubro de 2012.

 

 

 

 

Comentários (0)