EPIs doados chegam ao Tocantins e Saúde começa a fazer distribuição aos municípios

São 10 mil máscaras, 3.500 macacões, 1.833 aventais de PVC e mil óculos de segurança, que começam a ser distribuídos aos profissionais da saúde que estão à frente do combate ao Coronavírus.

Crédito: Divulgação

O governo do Tocantins já recebeu duas toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão distribuídos em todas as unidades hospitalares do Estado. O material, doado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), chegou em Palmas na noite deste domingo, 5.

 

O secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, afirma que todo material está sendo encaminhado às unidades hospitalares do Tocantins.  Os equipamentos compreendem 10 mil máscaras (respiradores, modelo 3m), 3.500 macacões, 1.833 aventais de PVC e mil óculos de segurança.

 

A doação foi efetivada após articulação do senador Eduardo Gomes. “Esses EPIs vão para os profissionais da saúde que estão dedicando e arriscando suas vidas neste momento no combate ao Covid-19, tanto no Estado quanto nos municípios”, observa o senador.

 

Existe a expectativa de que esses equipamentos sejam repassados também aos municípios, mas o Estado "não informou ainda qual vai ser o critério dessa distribuição dos EPIs", disse a Secreataria de Saúde de Palmas (Semus).

 

Linha de frente

 

Os profissionais de Enfermagem devem ser os primeiros a receber os EPIs por estarem em contato diretamente com os pacientes suspeitos. Nesse sentido, o Conselho Regional de Enfermagem aconselha os profissionais, ao detectar casos suspeitos, a realizarem de imediato a notificação, visando colaborar com as medidas de vigilância e controle epidemiológico.

 

Para tanto, faz as seguintes recomendações: realizar higiene das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material suspeito e antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual (EPI); evitar exposições desnecessárias entre pacientes, profissionais e visitantes dos serviços de saúde; estimular a adesão e adotar as demais medidas de controle de infecção institucionais e dos órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Anvisa e Secretarias de Saúde).

Comentários (0)