Escolas de Ensino Médio em Tempo integral em 12 cidades do TO iniciam ano letivo

Escolas de ensino médio que em 2017 ofertarão a modalidade em tempo integral são 12, localizadas em Araguaína, Miracema, Tocantinópolis, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Arraias e Palmas

Equipes fazem acolhimento de alunos
Descrição: Equipes fazem acolhimento de alunos Crédito: Divulgação

As escolas que aderiram ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral iniciam o ano letivo, nesta segunda-feira, 20. As equipes escolares receberam formação de 40 horas.

 

As equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e mais 39 alunos estudantes egressos do estado de Pernambuco, 21 de Goiás, um técnico da Secretaria de Educação de Pernambuco e um da Secretaria de Educação de Goiás irão realizar o acolhimento dos novos alunos nas 12 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, em todo o Estado.

 

Durante o acolhimento os jovens apresentam aos novos estudantes a equipe escolar, os ambientes da escola e os fundamentos do modelo de ensino. Este é um importante diferencial, visto que os conceitos principais do modelo escolar são explicados por jovens e para jovens.

 

O acolhimento dos estudantes acontecerá nos dias 20 e 21 de março, e, marcará o início da construção do Projeto de vida dos estudantes provocando reflexões sobre os sonhos dos discentes.

 

Os profissionais das 12 unidades escolares conheceram as bases do Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e Plano de Ação da Seduc, entre os dias 13 e 17 de março, perfazendo carga horária total de 40 horas, a respeito do novo modelo de ensino em questão. No encontro, as equipes escolares foram preparadas, para quando houver necessidade de expansão do programa, realizarem a mesma formação, bem como preparar formadores multiplicadores das Regionais de Educação.

 

Nas unidades escolares, nos dias 20 e 21 de março, serão acolhidos os professores, estudantes e pais dos alunos, respectivamente. Lembrando que cada turma de cada unidades escolar receberá um aluno egresso de escola do Programa Escola de Ensino Médio em Tempo Integral como parte do acolhimento para o novo modelo de ensino.

 

Parte do acolhimento dos pais ou responsáveis familiares será feita pelos Jovens protagonistas egressos de Escolas de Pernambuco e de Goiás, entretanto a equipe gestora da escola participa ativamente. Nesse momento, a escola transmitirá mensagens para a família sobre o seu funcionamento como horário das aulas, alimentação, uniforme e proposta pedagógica do programa.

 

Os professores e equipe escolar serão recebidos com as boas-vindas da equipe Diretiva que terá a abertura com um café da manhã e o encerramento com um almoço. O acolhimento, que será realizado pelos Jovens Protagonistas egressos do Ginásio Pernambucano. Após o almoço do dia 20 e durante todo o dia 21, os professores estarão reunidos para planejamento com a equipe diretiva e técnica.

 

Para a professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, este é um momento de muita responsabilidade. “Estamos preparando uma escola atrativa para nossos alunos, onde a gestão a pedagógica, o centro é o aluno e o seu protagonismo juvenil. Uma escola que o aluno goste e queria permanecer nela”, disse.

 

Escolas contempladas

As escolas de ensino médio que em 2017 ofertarão a modalidade em tempo integral são 12, distribuídas nos seguintes municípios: Colégio Estadual Rui Barbosa (Araguaína); Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida (Araguaína); Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire (Araguaína); CEM Dona Filomena Moreira de Paula (Miracema); CEM Darcy Marinho (Tocantinópolis); CEM Bom Jesus (Gurupi); CEM Antônio Póvoa (Dianópolis); CEM Oquerlina Torres (Guaraí); CEM Presidente Castelo Branco (Colinas); Colegio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro (Arraias); Colégio Militar de Palmas (Palmas); e Escola Estadual Madre Belém (Palmas).

 

Cronograma de acolhimento

20/03 Matutino 7h30min às 12h Professores e Equipe Escolar

20/03 Vespertino 14h às 17h30min Estudantes

20/03 Vespertino 17h às 19h Pais / responsáveis

21/03 Matutino 7h30min às 12 h Estudantes

21/03 Vespertino 14h às 17h30min Estudantes

 

 

(Com informações da Ascom Seduc)

Comentários (0)