Escoltados, caminhões de combustíveis começam a chegar em Palmas; postos já tem filas

Segundo o Exército, 25 caminhões foram liberados e estão sendo escoltados de Palmas até a central de distribuição em Luzimangues para serem reabastecidos e realizarem o repasse aos postos da Capital

Caminhões com combustíveis são escoltados para Palmas
Descrição: Caminhões com combustíveis são escoltados para Palmas Crédito: Divulgação

No nono dia de paralisação dos caminhoneiros, 25 caminhões-tanque estão sendo escoltados nesta terça-feira, 29, para abastecer alguns postos de Palmas. A escolta é realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com a Polícia Federal e Polícia Militar. O Exército está auxiliando na segurança no local de abastecimento. A Capital estava sem combustível desde sexta-feira, 25, já com as funcionalidades do comércio, escolas, órgãos públicos e serviços básicos comprometidas. Os primeiros caminhões já entraram na cidade e a previsão é que ainda hoje já se consiga abastecer. Enormes filas já se formam em vários postos da Capital.

 

Segundo a polícia, o combustível efetivo para a população de Palmas só começa a ser distribuído a partir das 17h desta terça nas bombas dos postos. “A população de Palmas deve buscar a tranquilidade, pois o combustível destinado à cidade abastecerá todos os veículos para os próximo dias. A situação tende a se normalizar a partir de amanhã. É importante não criar tumulto e nem se desesperar para o abastecimento de seus veículos”.

 

De acordo com a PRF, os abastecimentos visam ainda garantir a realização das eleições suplementares que ocorrerão no próximo domingo, 3. Ainda conforme a PRF, representantes das instituições estiveram no ponto de manifestação dos caminhoneiros e conversaram com os participantes da greve, os quais concordaram em não promover nenhum empecilho para o transporte do combustível. O primeiro comboio está chegando em Palmas neste momento.

 

A PRF também está promovendo a escolta de 15 caminhões-tanque para abastecer o município de Araguaína. A expectativa é que apenas nestas duas escoltas sejam transportados mais de 1 milhão e 200 mil de litros de combustível.

 

De acordo com o Batalhão do Tocantins do Exército Brasileiro, em coordenação com a segurança pública estadual, a infantaria estará atuando nas estradas, negociando com os caminhoneiros paralisados, para a liberação do combustível. Até o momento, se sabe que cerca de 25 caminhões já foram liberados e estão sendo escoltados de Palmas até a central de distribuição em Luzimangues para serem reabastecidos e realizarem o repasse aos postos da Capital.

 

Os palmenses, que já estavam sem gasolina há mais de 4 dias, formam filas de mais de 3 km em vários postos para garantir seu abastecimento. Conforme apurado pelo T1, os principais postos a serem inicialmente reabastecidos são: Posto Farol, Posto Star, Posto Primavera, Posto Cristal e Posto Eldorado. Ainda segundo apurado pelo T1, inicialmente haverá a limitação de 20 a 30 litros de combustível por veículo.

 

O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins (Sindiposto-TO) afirmou, em nota, que ainda está estudando sobre como será a forma de distribuição dos combustíveis nos postos. Contudo, a entidade garante a toda população que o reabastecimento será normalizado o mais rápido possível.

 

Também em nota, a PM alertou os tocantinenses sobre o risco de armazenamento de combustível, “prática perigosa e ilegal. É necessária a colaboração de todos para que os serviços voltem à normalidade”. A PM orientou ainda que o cidadão evite repassar informações inverídicas por meio de aplicativos e redes sociais, sob o risco de sanções penais.

Comentários (0)