Estado garante que alimentação e rouparia estão funcionando normalmente no HGP

O governo garante que a alimentação são servidas diariamente cinco refeições a funcionários, acompanhantes e pacientes do hospital

Alimentação está normalizada no HGP, diz Estado
Descrição: Alimentação está normalizada no HGP, diz Estado Crédito: Luciano Ribeiro

O governo do Estado divulgou nesta sexta-feira, 10, a informação de que o Hospital Geral de Palmas (HGP) fechou o mês de janeiro com um total de 122.328 refeições servidas a funcionários, acompanhantes, pacientes e setores fechados. Os dados, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) fazem parte do relatório mensal de refeições divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Conforme os dados, no HGP, são servidas diariamente cinco refeições, sendo elas o desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia. O Governo assumiu, desde setembro do ano passado, a responsabilidade pelos serviços desde que a empresa responsável suspendeu as atividades que prestava nas áreas de alimentação, limpeza e rouparia dos hospitais públicos do Estado devido a uma divida de mais de R$ 80 milhões.

 

O superintendente de Aquisições do Setor de Compras da Saúde, Afonso Piva de Santana, justificou que o Estado assumiu os serviços para não deixar desassistidas as pessoas que trabalham ou precisam do atendimento do HGP. “Para evitar a contratação por dispensa de licitação, a fim de zelar pelo cumprimento do ordenamento jurídico, a Saúde optou por aderir a uma ata de registro de preços da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, que possuía os itens necessários à prestação dos nossos serviços. Nessa adesão, os itens adquiridos são utilizados não apenas no HGP, mas também nos hospitais geridos pelo Governo no interior”, explicou.

 

Afonso Piva esclareceu ainda que está em andamento um processo de licitação para contratação de uma empresa para fazer os serviços. Conforme o superintendente, desde que o Governo assumiu esta responsabilidade, os serviços foram regularizados e deixaram de faltar, por exemplo, a alimentação diária. “Temos uma média diária de 3.946 refeições servidas apenas no HGP. Melhoramos o cardápio que era feito pela empresa anterior e fizemos contratação de pessoal para atuar nas áreas de alimentação, limpeza e rouparia”, disse.

 

O superintendente esclareceu também que há um rígido processo para o recebimento dos itens licitados e que as compras são realizadas conforme a demanda. “Temos um sistema que faz o registro de tudo o que é solicitado e o que é entregue. Para atestar o pagamento desses itens, é necessário que os setores confirmem o seu recebimento. Se isso não ocorrer, o pagamento não é realizado. Pontuo também que tudo que é comprado está baseado no estudo da demanda diária que temos, cito, por exemplo, a carne. A média que licitamos é de 200 gramas por pessoa”, comentou Afonso Piva.

 

Nutrição

A Secom disse que servidores, pacientes e acompanhantes ouvidos nesta sexta-feira, 10, elogiaram os serviços oferecidos pelo HGP. “Há uma mudança que nós estamos sentindo. Sou bastante crítica, mas quando as coisas melhoram, nós temos que elogiar também”, disse a acompanhante de um paciente internado no hospital, Raimunda Nonata dos Santos.

 

A fonoaudióloga do HGP, Dilma Pedrini, que trabalha há mais de cinco anos no hospital, disse que “o cardápio e a qualidade melhoram bastante”. Já o assistente de Serviço de Saúde, Herbert Macedo, também acha que a variedade dos alimentos e as saladas melhoraram após a mudança da gestão da alimentação.

 

Serviço de Limpeza e Rouparia

A Secom também garantiu que os serviços de limpeza e rouparia do HGP também estão em pleno funcionamento. De acordo com a direção do hospital, cerca de três mil peças de enxovais são processadas por dia nas máquinas.

 

De acordo com as informações da Secom, o hospital conta também com um setor onde profissionais da área de corte e costura são encarregados de confeccionar lençóis, roupas e outros itens do enxoval, necessários para o HGP.

 

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)