Estado oficializa no Diário funcionamento da balsa em Porto; gratuidade será mantida

O serviço começou a operar na última quinta-feira, 28, com gratuidade para veículos de passeio, camionetes, motos, bicicletas e pedestres

Sistema de travessia funciona 24 horas por dia
Descrição: Sistema de travessia funciona 24 horas por dia Crédito: Governo do Estado

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 1º, trouxe o Termo de Autorização e a Resolução da Agência Tocantinense de Regulação (ATR) que normatizam o funcionamento das balsas no Rio Tocantins em Porto Nacional. O serviço começou a operar na última quinta-feira, 28, com gratuidade para veículos de passeio, camionetes, motos, bicicletas e pedestres.  

 

Porém, na publicação, consta que somente fica proibida a cobrança de tarifa para pedestres, ciclistas e veículos oficiais das esferas: Municipal, Estadual e Federal.

 

O secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato Assunção, garante que “o Estado por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), fará procedimento contratual para cobrir as despesas referentes a veículos médios e caminhonetes. Como não houve tempo hábil para cumprimento dos trâmites burocráticos e prazos legais que devem ser respeitados para a efetiva contração dos serviços e absorção desses custos pelo Estado, a gratuidade será mantida até que todo esse processo seja concluído”, explicou o gestor.

 

O sistema de travessia funcionará 24 horas por dia e tem como objetivo garantir a trafegabilidade das comunidades impactadas pela interdição de Porto Nacional.

 

De acordo com a Resolução, a operação será feita pela empresa Pipes Empreendimentos LTDA pelo prazo de 180 dias. Já o Termo de Autorização, detalha, dentre outras coisas, o esquema operacional e a frequência em que as balsas devem atuar.

 

Ponte

 

A ponte continua totalmente interditada temporariamente até conclusão dos trabalhos de inspeção e a finalização do relatório dos estudos.  A medida visa garantir a segurança dos usuários da superestrutura.

 

O tráfego está liberado apenas para veículos de urgência e emergência, motocicletas, bicicletas e pedestres.

Comentários (0)