Estados do Brasil Central se unem para fortalecer o Turismo na região

Belezas do Tocantins são apresentadas pelo Consórcio Brasil Central em feira em São Paulo; evento tornar conhecido potencial turístico do estado

Potencial turístico do TO é apresentado em São Paulo
Descrição: Potencial turístico do TO é apresentado em São Paulo Crédito: Divulgação/ Consórcio Brasil Central

Os estados que formam o Consórcio Brasil Central estão se apresentando juntos durante a 18º edição da Adventure Sports Fair, principal evento de esportes e turismo de aventura da América Latina. O evento teve início nesta sexta-feira, 27, e se estende até domingo, 29, no São Paulo Expo, na capital paulista. O Brasil Central é um roteiro integrado envolvendo os destinos turísticos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal.

 

A região, que representa o coração da América do Sul, é caracterizada pelas elevadas taxas de crescimento do PIB, pela pujança de suas exportações, pelo notável potencial empreendedor de sua população e por sua bela e exuberante natureza. O Brasil Central é a região que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos e apresentou a maior taxa de redução de pobreza. 

 

Outra característica desta região são as belezas naturais, com biomas únicos e atrações que o turista não poderá encontrar em nenhum outro local. 

 

O bloco foi criado no dia 3 de julho de 2015, durante o Fórum de Governadores do Centro-Oeste, em Goiânia, Goiás, com a finalidade de promover a região na elaboração de uma estratégia conjunta de desenvolvimento. 

 

O Turismo faz parte a Agenda Estratégica do Consórcio Brasil Central, e as ações a serem desenvolvidas nesta área são debatidas dentro da Câmara Técnica de Turismo. 

 

Objetivos


O objetivo da união destes Estados é diversificar a oferta turística brasileira, posicionando o roteiro nos cenários nacional e internacional como destino turístico de qualidade, promovendo, de forma inovadora, o acesso a mercados para grupos de consumidores em busca de maior competitividade, favorecendo o desenvolvimento turístico regional sustentável. 

 

O bloco trabalha para criar um conceito diferenciado para as Estados Centrais, focado em natureza, cultura, aventura e turismo termal. Como resultado desta estratégia, houve o fortalecimento e a consolidação de um novo destino. 

 

Os resultados podem ser aferidos a partir do surgimento de novas agências receptivas nos demais destinos, e, no âmbito de cada Estado começaram a se desenvolver novos produtos turísticos para o mercado.

 

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins, Alexandro de Castro, a participação conjunta dos estados no evento é importante porque representa uma primeira ação efetiva do Consórcio Brasil Central, com investimentos para que os estados possam efetivamente propagar roteiros integrados. “Também é um avanço ao fazer com que todo o trade turístico tome conhecimento  de uma opção integrada de turismo de aventura  e turismo de natureza, que se propõem a ser, neste momento, a terceira força de turismo no país, mas que sabemos que, mundo afora, é o turismo que mais cresce, podendo fazer com que a nossa Região Central do País se estabeleça como um firme roteiro de turismo nacional e internacional”, pontua.

 

Já o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro, destacou a união entre as unidades federativas do Brasil Central. “A participação dos seis estados e do Distrito Federal na Adventure Sports Fair é possível graças a essa união formada através do Consórcio Brasil Central. Temos um dos primeiros resultados efetivos na área do turismo desta união. O Consórcio vem para fortalecer os nossos objetivos e estreitar os laços com os estados vizinhos, para juntos fazermos do turismo um pilar de desenvolvimento na nossa região”, destaca o secretário adjunto.

 

Atrações


Com belezas naturais extraordinárias, biomas únicos e atrações que o turista não poderá encontrar em nenhum outro local, são infinitas as potencialidades turísticas dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central. 

 

A região abriga quatro ecossistemas, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, com a maior parte das nascentes de águas do país. Parques Nacionais, Sítios Naturais do Patrimônio Mundial, como a Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães, Parque das Emas, Jalapão e o Pantanal. Outra atração são os incríveis Lençóis Maranhenses e as belas praias do Maranhão. 

 

Ambiente Urbano


Também se destaca a região pela arquitetura colonial e moderna. As capitais atuais e antigas representam os maiores acervos de arquitetura colonial bandeirantista, com o exponencial da Cidade de Goiás, Sítio Histórico do Patrimônio Mundial, além outras tantas cidades que oferecem ambiente muito favorável ao turismo histórico. 

 

Nas cidades modernas encontramos o Art Deco, e a arquitetura Moderna, fazendo de Goiânia Patrimônio Nacional e Brasília, uma obra prima da Humanidade Moderna.  

 

Sociedade


A sociedade do Brasil Central oferece uma matriz cultural autêntica e pouco conhecida, o que amplia a possibilidade de desenvolvimento de turismo cultural. Festas, romarias, folclore, artesanato, gastronomia, são insumos para o mercado de turismo de lazer, religioso e cultural com enfoque na experiência, viajar pela região é entrar numa vivência de hospitalidade e originalidade.

 

Economia


A economia também oferece uma grande oportunidade para a região, pois permite o turismo de negócios e convenções. O agronegócio, tecnologias, fármacos, indústria, mineração, são setores que estão em franca expansão, e que somados aos serviços apresentam a melhor taxa de crescimento regional do País. 

 

Consórcio Brasil Central

 

Segundo dados do IBGE (2005), a população do Brasil Central reúne cerca de 20 milhões de habitantes, o equivalente a 9,16% da população nacional e ocupa 25% do território nacional (IBGE, 2013). Com um total de 658 municípios, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos estados que compõem o Brasil Central é acima da média nacional. 

 

Em relação à riqueza gerada no Brasil, 11,27% são provenientes da região e 50% do que é produzido no país em soja, milho e algodão são oriundos do Brasil Central (Conab, Safra 14/15). Dos mais de 16 milhões de empregos gerados por micro e pequenas empresas no Brasil, 9,02% são dos estados do Brasil Central, somando quase 1,5 milhão. Desse total, 45,78% são de atividades relacionadas ao comércio. E das 238 universidades do Brasil, 27 estão na região. 

 

A natureza comum dos estados que constituem o Brasil Central e suas aptidões, seus problemas, suas fronteiras de expansão e as restrições a serem superadas, assim como a crescente interdependência e integração competitiva de suas economias, culminaram na necessidade da criação de instâncias interfederativas de planejamento, coordenação, deliberação e fomento, que expressem de forma organizada e assertiva uma estratégia comum de desenvolvimento em múltiplas escalas, nascendo assim o Consórcio Brasil Central.

Comentários (0)