Eventos esportivos na Capital marcam Semana dos Bombeiros 2018

Ações sociais e eventos esportivos marcam a Semana dos Bombeiros 2018

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) inicia nesta quinta-feira, 21, uma série de atividades esportivas como parte da 13ª Semana dos Bombeiros. Dentro da programação, ocorrem a 13ª Corrida do Fogo, o Bombeiro de Aço, o Torneio de Futebol do CBMTO e a Travessia do Lago.

 

“Temos a Semana dos Bombeiros como uma comemoração interna em alusão ao dia 2 de julho, quando D. Pedro II criou o Corpo de Bombeiros. E, todo ano, a gente mantém viva essa celebração que é de grande relevância para nós bombeiros. Realizamos, também, eventos de interação com a sociedade civil como, por exemplo, o Bombeiros em Ação que ocorrerá no dia 23, em Porto Nacional, o campeonato de futebol e a corrida do fogo, que já é uma das corridas mais tradicionais do nosso Estado”, disse o organizador geral do evento e chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Carlos Eduardo de Souza Farias.

 

Projeto Bombeiros em Ação

 

O projeto será realizado neste sábado, 23, na cidade de Porto Nacional.  A finalidade é promover a integração entre bombeiros, escola, família e comunidade, ainda com o objetivo de reproduzir na sociedade a cultura da prevenção e da responsabilidade social. São realizadas ações sociais como corte de cabelo, consultas odontológicas, oficinas de beleza, lazer, prevenção de acidentes e muitas outras que têm espaço marcante nesse evento. A ação será realizada no Estádio General Sampaio, a partir das 7 horas.

 

Corrida da Tocha

 

A corrida abre, oficialmente, a programação da 13ª Semana dos Bombeiros 2018, no Tocantins. O evento ocorre às 7h30, desta quinta-feira, 21, com saída do Palácio Araguaia e chegada no 1º Batalhão do CBMTO, pista do antigo aeroporto de Palmas. A prova tem um percurso total de 5,5 km.

 

Bombeiro de Aço

 

Outro evento que também integra a Semana dos Bombeiros é o Bombeiro de Aço. A prova, que testa nervos e limites de bombeiros nas categorias masculino e feminino, escolherá os melhores militares em conhecimentos técnicos e operacionais. O evento ocorrerá no dia 26 de junho, no Parque Cesamar, em Palmas, às 8 horas. Para participar, o bombeiro militar precisa estar apto no Teste de Aptidão Física (TAF) de 2017/2.

 

Em 2018, a competição conta com três categorias: bombeiro militar até 35 anos (nascidos a partir de 27/06/1983); bombeiro militar acima de 35 anos (nascidos até 26/06/1983) e bombeiro militar feminino.

 

Torneio de Futebol

 

Como parte das comemorações da Semana dos Bombeiros, a competição ocorre entre os dias 21 e 28 de junho, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com encerramento na noite do dia 28, a partir das 19h30.

 

A competição conta com um total de 10 equipes: quatro da Capital, quatro do interior do Estado, uma categoria máster e uma equipe da polícia militar. Em 2018, a competição contará com a participação de 75 atletas.

 

Travessia do Lago 

 

A travessia ocorrerá no dia 30 de junho, a partir das 7h30, na Praia da Graciosa. Os atletas, civis e militares, competirão nas modalidades de 100 m, 1 km, 2,5 km e 5 km.

 

Corrida do Fogo

 

A 13ª edição da Corrida do Fogo encerra a programação da Semana dos Bombeiros. A prova ocorre no domingo, dia 1º de julho, com largada e chegada em frente ao Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar na Quadra 403 Sul, Avenida LO 09 com NS 05, pista do antigo aeroporto, em Palmas.

 

A corrida é uma das provas de maior tradição do Estado e integra o Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua, organizado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). A prova é dividida em duas modalidades: público geral (5 km e 10 km) e bombeiro militar (5 km e 10 km).

 

As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do site www.centraldacorrida.com.br/corridadofogo e seguem até o dia 25 de junho. O participante que comprovar doação de sangue no período de 1º de abril de 2018 a 30 de junho de 2018 terá direito a 20% de desconto no valor da inscrição. De acordo com o regulamento, a idade mínima para participar é 16 anos.

 

 

Programação Semana dos Bombeiros

DATA

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

21/06

7h30

Corrida da Tocha

Saída do Palácio Araguaia em direção ao 1° BBM

23/06

7 horas

Bombeiros em Ação

Estádio General Sampaio em Porto Nacional

26/06

8 horas

Bombeiro de Aço

Parque Cesamar

28/06

19h30

Final do Torneio de Futebol

Clube da AABB

30/06

7 horas

Travessia do Lago

Praia da Graciosa

01/07

7h30

Corrida do Fogo

Saída do pátio do 1º BBM

Comentários (0)