Ex-jogador da Seleção Brasileira é recepcionado no Palácio e depois visita escolinha

Careca, ex-jogador de Futebol do São Paulo e da seleção brasileira, esteve em Palmas nesta sexta, 7.

 Careca disse que a estrutura da Escolinha de Futebol Nilton Santos é muito boa
Descrição: Careca disse que a estrutura da Escolinha de Futebol Nilton Santos é muito boa Crédito: Esequias Araújo

O ex-jogador de Futebol do São Paulo e da seleção brasileira, Careca, disse que a estrutura da Escolinha de Futebol Nilton Santos é muito boa e serve de referência para outras localidades. A declaração foi dada nesta sexta-feira, 7, durante visita a escola, acompanhado do vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Antes o ex-jogador foi recebido pelo vice-governador no Palácio Araguaia.

 

“A estrutura é maravilhosa e fiquei encantado com a estrutura, um gramado perfeito, que na minha época no Brasil não era possível encontrar. Na minha época não encontrava uma estrutura deste porte e, aqui, esses garotos estão tendo uma oportunidade e com qualidade, isso é muito importante”, ressaltou o ídolo do São Paulo, elogiando ainda a qualidade técnica dos instrutores, que entre outros, conta com a experiência do ex-jogador Giba. Careca disse ainda que o melhor investimento é nas crianças e o Governo do Estado certamente está no caminho certo em manter uma iniciativa de tamanho alcance social.

 

Em contato com as crianças em campo, o ex-jogador falou das suas dificuldades no início da carreira, da sua trajetória profissional no Brasil, onde defendeu as cores do Guarani de Campinas, do São Paulo, Seleção Brasileira e no Nápolis, da Itália, onde fez história ao lado do argentino Diego Maradona.

 

Para o aluno da Escolinha Ryan Jesus, de 13 anos, a presença de Careca foi motivo de surpresa e vai até pesquisar sobre o ex-jogador. “Foi muito legal a presença de um ex-jogador tão importante aqui, isso serve de incentivo e quando chegar em casa vou pesquisar para conhecer melhor a história dele e como ele jogava”.

 

Escolinha

 

A Escolinha de Futebol Nilton Santos é uma unidade do Governo do Estado, administrada pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. O projeto oferece aulas de futebol, com especialistas em treinamento e iniciação esportiva a estudantes da rede de ensino municipal e estadual de Palmas.

 

O programa é voltado para crianças de 7 a 17 anos, divididos nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, com turmas pela manhã e no período da tarde. Uma das exigências para fazer parte desse time de craques é a apresentação da declaração de que está frequentando regularmente a escola.  O projeto tem o objetivo de promover socialização e melhoria na qualidade de vida dos jovens tocantinenses, por meio da prática de atividades físicas.

 

A Escolinha Nilton Santos conta atualmente com 300 crianças matriculadas, mas as inscrições continuam abertas e a expectativa é que esse número supere o ano passado, quando a unidade contou com 600 crianças.

 

Jogador

 

Antônio de Oliveira Filho, o Careca, ex-centroavante da Seleção Brasileira, Guarani, São Paulo, Napoli e outros times, hoje mora em Araraquara (SP), após ter residido em Campinas (SP), onde foi dono do Campinas Futebol Clube junto do ex-jogador Edmar.

 

Considerado um dos melhores atacantes brasileiros em todos os tempos, Careca começou a se destacar em 1978, quando ajudou o Guarani a ser campeão brasileiro de 1978. Teve sua primeira oportunidade na seleção brasileira com o técnico Telê Santana. Pelo Tricolor do Morumbi, Careca colecionou mais títulos. Na jovem equipe tricolor, que tinha ainda Muller, Silas, Pita, Sidney e companhia, Careca não demorou muito para virar ídolo da torcida e seus gols contribuíram para o São Paulo ser campeão paulista em 85 e campeão brasileiro em 86.

 

Em 1986, logo após ter brilhado na Copa do Mundo do México, Careca foi negociado pelo São Paulo com o Napoli, da Itália. Lá, formou grande dupla com Diego Armando Maradona e conquistou mais títulos importantes na sua carreira: Copa da Itália de 89 e Campeonato Italiano de 90.

Depois do Napoli, onde jogou até 1993, Careca defendeu o Kashiwa Reysol (Japão), Santos, Campinas (SP) e São José (RS).

 

Comentários (0)