Ex-servidora da Adapec é remunerada por mais de um ano sem prestar serviços ao órgão

O recebimento indevido representa aos cofres públicos prejuízo no valor de R$ 27.251,00

O recebimento de salários sem a contrapartida da prestação de serviços ao poder público culminou na demissão e em possível condenação de uma ex-servidora pública no Tocantins. 

 

Conforme denúncia apresentada à Ouvidoria do Ministério Público Estadual (MPE), ela teria sido remunerada entre julho de 2015 e outubro de 2016 sem comparecer à Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), onde era lotada para o cargo de fiscal agropecuário.

 

De acordo com investigações realizadas pela Promotoria de Justiça do município de Pium, o prejuízo causado aos cofres públicos com o recebimento indevido de salários equivale a R$ 27.251,00.

 

Contra o ato de improbidade administrativa o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública pedindo o bloqueio, por meio de decisão liminar, do referido valor. O objetivo é garantir o ressarcimento ao erário em caso de condenação judicial, proposta pelo promotor de Justiça Gustavo Schult Junior, no último dia 9.

 

J.M., a servidora, foi demitida da Adapec por motivo de abandono do cargo, após Processo Administrativo Disciplinar instaurado contra ela.

 

A Ação Civil Pública sujeita a ex-servidora às penas de ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais e de crédito pelo prazo de cinco anos. 
 

Da Redação com informações da Ascom/MPE

Comentários (0)