Ex-subsecretário de Saúde e servidor da AL morre após travar luta contra câncer

Raimundo Nonato já foi subsecretário da Saúde por duas vezes, nos governos de Carlos Gaguim e de Marcelo Miranda; ele era servidor de carreira da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Ex-subsecretário morreu nesta sexta-feira em Palmas
Descrição: Ex-subsecretário morreu nesta sexta-feira em Palmas Crédito: Divulgação

O ex-subsecretário de Saúde do Tocantins, Raimundo Nonato da Silva Filho, morreu por volta do meio dia desta sexta-feira, 21,  em um hospital da rede privada de Palmas. Ele enfrentava um câncer no fígado e faleceu aos 57 anos. A luta contra a doença já durava cerca de 14 meses, tendo inclusive passado um tempo em tratamento em Barretos, São Paulo, em hospital de referência contra o câncer.

 

Raimundo Nonato já foi subsecretário da Saúde por duas vezes, nos governos de Carlos Gaguim e de Marcelo Miranda. Servidor de carreira da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), Raimundo Nonato estava atuando no gabinete do deputado Vilmar Oliveira.

 

O ex-subsecretário é genro do vereador da Capital, Pastor João Campos (Avante). Ao T1, o vereador informou que o velório está previsto para acontecer, inicialmente, na Assembleia Legislativa, a partir das 18 horas. De lá, o corpo deve seguir em cortejo para a igreja Assembleia de Deus, ao lado da Floricultura Renda Portuguesa, na Arse 12. O enterro do servidor também deve ser em Palmas.

 

Notas de Pesar

 

O deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Raimundo Nonato, que foi colaborador no gabinete do parlamentar durante cinco anos. Confira na íntegra: "É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do nosso amigo, parceiro, colaborador do nosso gabinete por cinco anos, e servidor da Assembleia Legislativa por 26 anos, Raimundo Nonato da Silva Filho, o Raimundo Filho, ocorrido no início da tarde desta sexta, 21. Raimundo faleceu em decorrência de complicações, após ter sido acometido por um câncer no fígado. Apesar do enorme vazio, ele deixa uma trajetória de trabalho, determinação e muita amizade, que fazia questão de nutrir com todos ao seu redor. Deixa também uma legião de amigos por onde passou, seja como o professor como universitário, seja em nosso gabinete, na Assembleia (servidor pioneiro) e na Secretaria Estadual de Saúde, onde foi subsecretário por duas vezes. Nesse momento de imensa tristeza, rogamos a Deus que traga conforto e consolo para sua esposa Aline, aos filhos Raiana, Yuri, Yan e Yasmin, à sua mãe Maria José, à sua irmã Mércia e a todos os seus familiares."

 

O candidato ao Senado Eduardo Gomes (SD) também emitiu nota de pesar pela morte de Raimundo Filho: "Foi com profundo pesar e grande tristeza que eu e toda minha família recebemos a notícia da morte do nosso querido amigo Raimundo Nonato da Silva Filho, ocorrido nesta sexta-feira, 21, em Palmas. Meu amigo pessoal, Raimundo também teve uma grande amizade pelo meu pai, o saudoso José Gomes Sobrinho. Em sua vida pública, exerceu com grande competência vários cargos que já ocupou no Tocantins, dentre eles a função de subsecretário da Saúde. Sua partida prematura deixa uma lacuna e saudades eternas em nossos corações, mas também ótimas lembranças. À família enlutada manifestamos nossos sentimentos e o desejo que a palavra de Deus possa confortar vossos corações".

 

A Secretaria Estadual de Saúde também se manifestou sobre a morte de Raimundo: "A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e seus servidores manifestam profundo pesar pelo falecimento de Raimundo Nonato da Silva Filho, ocorrido nesta sexta-feira (21), em Palmas. Raimundo colaborou com a saúde pública do Tocantins do ano de 2003 a 2006, como diretor geral do Hospital Comunitário de Palmas, o atual HGP, e como assessor técnico; de 2006 a 2010 assumiu a subsecretaria da Saúde e em 2014 atuou como superintendente técnico de planejamento. Em todos os cargos deixou uma excelente história de dedicação e comprometimento com a saúde tocantinense. Aos familiares e amigos os mais sinceros pêsames. Renato Jaime - Secretário de Estado da Saúde".

 

O conselheiro federal Rogério Ramos, do Conselho Federal de Administração (CFA), destacou a caminhada pública de Raminundo e também lamentou sua morte. Confira: Eu, Rogério Ramos, Conselheiro Federal pelo Estado de Tocantins – em nome do Conselho Federal de Administração (CFA), comunico, com pesar, o falecimento do administrador Raimundo Nonato da Silva Filho. Na vida pública, Raimundo, foi subsecretário de Saúde do Tocantins e servidor da Assembleia Legislativa do Estado, mas também atuou como professor na Universidade Luterana do Brasil e na Faculdade Objetivo. Ele tinha 57 anos e lutava contra um câncer no fígado. O administrador deixa a mulher e três filhos, além de um legado importante em prol da Administração e da Gestão Pública em Tocantins. O Sistema CFA/CRAs lamenta o falecimento Administrador e manifesta os mais profundos sentimentos de pesar e solidariedade à sua família.

 

O deputado Paulo Mourão também se manifestou: "Lamento profundamente o falecimento do servidor da Assembleia Legislativa do Tocantins e ex-subsecretário estadual de Saúde no Estado, Raimundo Nonato da Silva Filho, ocorrido nesta sexta-feira (21) em Palmas. Raimundo era um pai de família exemplar, profissional ético e dedicado ao trabalho, que prestou relevantes serviços ao Legislativo e à saúde do Tocantins, quando esteve à frente se dedicando a trabalhos importantes na saúde, tanto na Capital como no Estado. Nossas condolências aos familiares e amigos, que Deus dê forças e conforte os corações de todos, neste momento de dor e tristeza.

Comentários (0)