Exames feitos em pacientes internados no HGP dão negativo para H1N1

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca

Pacientes estavam internados no HGP
Descrição: Pacientes estavam internados no HGP Crédito: Divulgação

Os exames realizados em dois pacientes do Hospital Geral de Palmas, sob suspeita de estarem com H1N1 deram negativo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 25. Com o resultado negativo, não há casos da doença confirmados no Tocantins este ano.

 

De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, os últimos casos confirmados de Influenza ocorreram nos anos de 2016, sendo três casos de H1N1 e um de Influenza B. Em 2017 foram registrados 31 casos, sendo 23 de H3N2 e oito de Influenza B.

 

A secretaria ainda esclareceu que “neste ano, até a semana epidemiológica 16, foram notificados 26 casos de SRAG e somente um positivo para Influenza B”.  A SES destacou ainda que a melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação disponíveis em todas as salas de vacinação do Estado.

 

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas.

 

Devem se vacinar todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais, profissionais de saúde, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e indígenas. Procure o posto de saúde mais próximo para se vacinar durante a campanha.

Comentários (0)