Exército fará atendimentos sociais e de saúde gratuitos em Araguaína

Município coordenará atendimentos gratuitos à população na Operação de Garantia da Lei e da Ordem, nos dias 22 a 26 de julho. As ações serão realizadas em 10 municípios da região.

Prefeitura já foi parceira em ações de combate ao Aedes Aegypti.
Descrição: Prefeitura já foi parceira em ações de combate ao Aedes Aegypti. Crédito: Marcos Sandes - Ascom Araguaína

Araguaína será Posto de Comando do Exército Brasileiro nos próximos dias 22 a 26 de julho, durante a Operação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. Nominada de Pedro Teixeira III, a operação envolverá 1.200 militares que atuarão em Araguaína e mais nove municípios. A Prefeitura de Araguaína é parceira em ações cívico-sociais que serão realizadas nos dias 23 e 24.

 

O município coordenará as ações de atendimentos gratuitos à população, como médicos e odontológicos, além de outros serviços de saúde e sociais. A ação contará ainda com apresentação da Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz (MA). Em 2016 e 2017, a Prefeitura já foi parceira do Exército em ações de saúde com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti nos bairros.

 


Segurança estratégica

 

A Operação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem envolve todas as organizações militares subordinadas à 23ª Brigada de Infantaria de Selva. O objetivo é voltado para a segurança de estruturas estratégicas como a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Lages, em Piraquê, e a Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito.


 
A operação visa ainda a garantia da votação e apuração, visualizando possível emprego das tropas nas eleições futuras. Os militares utilizarão variados tipos de transporte, que seguirão para os locais das operações via terrestre, por meio de rodovias e ferrovias, e via fluvial, pelos rios da região.



Além de Araguaína, a operação atuará em outros municípios dos estados do Tocantins (Filadélfia, Palmeiras do Tocantins, Piraquê, Wanderlândia, Xambioá), Maranhão (Carolina, Estreito e Porto Franco) e Pará (Itaituba e em trechos da Ferrovia Carajás).


 
Preparo da tropa


A Operação Pedro Teixeira III permitirá várias possibilidades de preparo da tropa, buscando ampliar a capacidade de resguardar as estruturas estratégicas. A operação ainda treina os militares para acompanhar a atual situação na Área de Segurança Integrada da Brigada, aumentando a capacidade contra potenciais ameaças, demonstrando prontidão e coesão das tropas focadas na Defesa da Pátria e na Proteção da Amazônia Oriental.



Brigada 


A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é subordinada ao Comando Militar do Norte e está sediada em Marabá (PA). A brigada possui organizações militares nas cidades de Imperatriz, no Maranhão, e Tucuruí, Altamira e Itaituba, no Pará, além das sediadas na própria guarnição de Marabá, sendo desde 2017 uma das cinco Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

 

 

Comentários (0)