Palmas, Tocantins -
Biênio 2019/2021

Fábio Monteiro é empossado defensor público-geral no TO para exercício de dois anos

O defensor público foi eleito em novembro do ano passado com 95,2% dos votos dos membros da Instituição.
- Atualizada em
Loise Maria

A solenidade de posse do defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, para o biênio 2019/2021, foi realizada nesta segunda-feira, 4, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

 

Em seu discurso de posse, Fábio Monteiro destacou que a Defensoria Pública tem posição específica no sistema de justiça, com autonomia funcional e administrativa, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado.

 

“A Defensoria do Tocantins é uma instituição respeitada e reconhecida dentro e fora do Tocantins, um trabalho construído com alicerce sólido, construído ainda em 1989. A partir de hoje a Defensoria Pública do Tocantins dá início a um novo capítulo, dentro da sua rica história de serviços prestados à população. E a primeira página será dedicada à continuidade do fortalecimento institucional e ao cumprimento de nossa missão, de assegurar o acesso à justiça e promover a cidadania no atendimento humanizado e de qualidade”, destacou.

 

O Defensor Público-Geral no Tocantins também reforçou a importância da parceria entre as instituições: “A Defensoria cresceu como um braço do Estado e entregou aos cidadãos aquilo que eles esperavam: o acesso aos seus direitos. Somos todos ‘Estado do Tocantins’ e por isso, os poderes e as instituições precisam dialogar e é nesse sentido que a Defensoria vai caminhar. Vamos manter um diálogo aberto e estreitar ainda mais os laços de relacionamos institucionais com todos os atores públicos que tenham o interesse em pautas comuns com a instituição para que possamos melhorar o atendimento gratuito e de qualidade aos mais necessitados.”

 

Perfil

 

Fábio Monteiro foi eleito em novembro do ano passado com 95,2% dos votos dos membros da Instituição. Ele é bacharel em Direito pela Universidade do Tocantins (Unitins). Especialista em Direito Civil, Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Tomou posse como defensor público do Estado do Tocantins em 2007. Foi diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Araguaína e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública por um biênio. Foi eleito presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), para o biênio 2013/2015. Eleito pela segunda vez membro do Conselho Superior da Defensoria Pública 2015/2017. No biênio 2017/2019, foi superintendente dos Defensores Públicos.

 

(Com informações Ascom DPE-TO)