Faculdades e Universidades suspendem aulas até segunda por causa da paralisação

Comunicaram a suspensão a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Faculdade Católica do Tocantins

Paralisação dos caminhoneiros gera suspensão das aulas
Descrição: Paralisação dos caminhoneiros gera suspensão das aulas Crédito: Divulgação

Após o Sindiposto confirmar que os 54 postos de gasolina de Palmas estão totalmente sem estoque de combustível, alguns centros de ensino superior decidiram suspender as atividades e as aulas até, pelo menos, a próxima segunda-feira, 28. Comunicaram a suspensão a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Faculdade Católica do Tocantins. Até o momento a Universidade Federal do Tocantins (UFT) não comunicou se as atividades serão suspensas.

 

As aulas na Faculdade Católica estão suspensas até o meio-dia da segunda-feira, 28, apenas serviços administrativos serão mantidos. Em nota, a instituição informou que os candidatos do processo seletivo na modalidade agendado que optaram em realizar a prova amanhã, dia 26 de manhã, deverão escolher uma nova data para a prova e que para não haver prejuízos ao aprendizado dos estudantes, durante a paralisação, os professores poderão propor atividades substitutivas ou programar a reposição das aulas.

 

O Ceulp/Ulbra informou que os alunos não serão prejudicados quanto as atividades e aulas previamente agendadas e que a instituição vai preparar um calendário para a substituição das aulas e que os alunos devem acompanhar as informações futuras via portal ou pelas redes sociais da instituição.

 

Já a Unitins também suspendeu as aulas presencias e determinou que as aulas serão ministradas através da plataforma de educação online (Educ@), com envio de aulas e atividades programadas pelos professores. Por enquanto estão suspensas as atividades desta sexta-feira, 25 e do sábado, 26. A Universidade ainda informou que demais esclarecimentos deverão ser feito junto às coordenações de cada curso.

 

A Copese, ligada a UFT,  também comunicou a suspensão temporária da aplicação de provas para o Vestibular de Educação do Campo 2018/1 (no Câmpus de Arraias), para o processo seletivo de Transferência Interna e Externa (Extravestibular), e para o concurso de Professor Efetivo 2018/1. As datas serão apresentadas posteriormente pela comissão.

 

Sobre atividades acadêmicas, a UFT informou que "a Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo em vista os impactos gerados pelo movimento dos caminhoneiros que provocaram desabastecimento de combustíveis e dificuldades de locomoção desde a última segunda-feira (21), estabeleceu nesta sexta-feira (25) ponto facultativo nos câmpus onde a condição de mobilidade para o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas tenha sido afetada. A suspensão dessas atividades, já a partir deste sábado (26), ocorrerá nos câmpus de Palmas, Porto Nacional e Miracema, e deverá perdurar até que as condições de mobilidade para as atividades sejam restabelecidas. Nos câmpus de Araguaína, Arraias, Gurupi e Tocantinópolis, as atividades serão mantidas até que nova avaliação seja feita pelas gestões locais. Durante o período de ponto facultativo, ficam mantidas em funcionamento apenas as atividades essenciais em cada câmpus tocado pela medida".

A Faculdade Serra do Carmo (Fasec) também informou que suspendeu as aulas. "Em virtude da paralisação nacional dos caminhoneiros, a Faculdade Serra do Carmo (FASEC) comunica que as atividades acadêmicas e administrativas estarão suspensas nesta sexta-feira (período noturno), sábado (período matutino e vespertino) e segunda-feira (período matutino). É importante que o acadêmico fique atento ao site, portal do aluno e às redes sociais da instituição para que possa ter acesso às informações de normalização do calendário acadêmico".

 

Comentários (0)