Palmas, Tocantins -

Estado


Em reunião
80 visualizações

Faet apresenta demandas do setor agropecuário ao governador Wanderlei Barbosa

Reunião com o governador em exercício foi realizada no Palácio Araguaia.
- Atualizada em
Divulgação/Faet

Em reunião nessa terça-feira, 23, o presidente do sistema Faet/Senar/Sindicatos, Paulo Carneiro, acompanhado do superintendente adjunto do Senar, Frederico Sodré, levaram demandas do setor agropecuário tocantinense ao Governo do Tocantins. A audiência com o governador Wanderlei Barbosa foi realizada no Palácio Araguaia e foi a primeira após a mudança no comando do Executivo estadual.

 

Na audiência, Paulo Carneiro comunicou que os sindicatos rurais, com o apoio da Faet/Senar, vão retomar as exposições agropecuárias presenciais em 2022 e que, para isso, conta com o apoio do Governo do Estado. O presidente lembrou em que gestões anteriores o apoio foi manifestado, mas muitos sindicatos rurais tiveram que assumir despesas que não foram honradas pelo Estado até hoje. Para a Faet, o apoio é uma forma de mostrar ao produtor rural o que o Estado faz e pode fazer para fomentar a produção, gerar empregos e oportunidades no setor.

 

Wanderlei Barbosa garantiu que o Governo vai estar junto à Federação e aos sindicatos rurais e que vai chamar os deputados estaduais para se unirem nesse esforço pela retomada das exposições agropecuárias presenciais. Os representantes da federação aproveitaram também para reivindicar melhorias na malha viária do Tocantins, que está bastante castigada pela falta de manutenção e melhorias, sobretudo agora com o período chuvoso. O governador disse que em breve irá lançar um plano de obras que pretende contemplar as principais regiões produtoras do Tocantins, além de eixos fundamentais para o escoamento da produção tocantinense.

 

Frederico Sodré manifestou otimismo com o resultado da audiência com o governador do Estado. Para ele, “é visível a diferença quando tratamos de assuntos com uma pessoa que conhece o Tocantins e suas necessidades”. Paulo Carneiro também comemorou a retomada do diálogo com o Governo do Tocantins e acredita que honrando os compromissos, Wanderlei Barbosa não só vai contribuir com os produtores e suas entidades, como também estará proporcionando dias melhores para todos os tocantinenses.

 

O sistema Faet/Senar/Sindicatos pretende agendar outros encontros com o governador e seus assessores para tratar de questões de interesse do segmento rural. Uma delas, o presidente e o superintendente já adiantaram a Wanderlei Barbosa: a necessidade de agilidade nos processos de licenciamento ambiental. A Faet declarou que a demora na liberação das licenças tem prejudicado investimentos do setor. O governador se comprometeu a apreciar o assunto.