Famílias de pacientes com câncer ficam em SP sem retorno; falta transporte do Estado

Pacientes fazem tratamento contra o câncer em Barretos - SP e não conseguiram retornar por suspensão da emissão de passagens. SES disse que notificou a empresa e abriu diligências junto aos órgãos

Crédito: Governo do Tocantins

Familiares de pacientes tocantinenses que fazem tratamento contra o câncer em Barretos - SP, reclamaram em demanda encaminhada ao Portal T1 Notícias nesta quarta-feira, 15, que ainda não conseguiram retornar ao Estado em razão de problemas no transporte, que é concedido por meio do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). 

 

A mãe de uma paciente, que preferiu não se identificar, contou que a filha recebeu alta na semana passada, mas não conseguiram retornar ao Estado. "Aqui tem várias mães do Tocantins na mesma situação. Médico liberou algumas semanas, só por uns dias com a família, porque também ajuda no tratamento", relatou. 

 

Questionada sobre o caso, a SES informou, em nota, que a empresa contratada para realizar o translado dos pacientes suspendeu a emissão das passagens terrestres."A SES-TO destaca que por isso notificou a empresa e abriu diligências junto aos órgãos competentes, para que a mesma responda as sanções legais", disse a Secretaria. 

 

A SES enfatizou que, enquanto regulariza a situação, os pacientes que necessitam destes serviços são atendidos por outros contratos da pasta, que já trabalha para o retorno dos pacientes mencionados. 

 

Confira a nota da SES-TO na íntegra: 

 

Nota

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a empresa contratada para realizar o translado dos pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) suspendeu a emissão das passagens terrestres.

 

A SES-TO destaca que por isso, notificou a empresa e abriu diligências junto aos órgãos competentes, para que a mesma responda as sanções legais.

 

A SES-TO enfatiza que enquanto regulariza a situação,  os pacientes que necessitam destes serviços são atendidos por outros contratos da Pasta, que já trabalha para o retorno dos pacientes mencionados. 

 

Palmas, 15 de junho de 2022

Secretaria de Estado da Saúde 

Governo do Tocantins

Comentários (0)