Focos na entrada das Dunas são combatidos; acesso não foi barrado para turistas

O trabalho de extinção do incêndio florestal contou com 20 brigadistas, juntamente com agentes ambientais municipais, voluntários, além do Corpo de Bombeiros

Crédito: Divulgação Bombeiros

Nem mesmo as riquezas turísticas do Jalapão estão sendo poupadas pelos incêndios florestais. Nesta sexta-feira, 06, as chamas atingiram as Dunas e a Serra do Espírito Santo, que ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão, e são alguns dos principais atrativos da região. O combate reuniu bombeiros militares e brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

No início da manhã de sábado, 07, alguns vídeos e mensagens circularam grupos de Whatsapp informando que os atrativos estavam fechados para turistas por conta das chamas. Contudo, conforme o Naturatins, os pontos receberam normalmente os visitantes. Veja aqui um dos vídeos.

 

Ainda conforme o órgão de defesa, os focos começaram na sexta-feira, por volta das 14 horas e foram combatidos até o inicio da tarde deste sábado. Desafio para bombeiros militares e brigadistas, já que as chamas chegaram à Serra do Espírito, onde a dificuldade maior é subir as encostas para debelar o incêndio.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação instalou um Posto Avançado no Parque Estadual, atendendo o município de Mateiros, com apoio do Naturatins. Um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal(ABTF), importado da Itália, está sendo empregado nas ações de combate no local.

 

Ao todo, cerca de 20 brigadistas do Naturatins, juntamente com agentes ambientais municipais, voluntários, além do Corpo de Bombeiros estiveram combatendo o fogo.

Comentários (0)