Fogo já destruiu 20% do Parque Nacional do Araguaia

Quatro incêndios em pontos distintos estão sendo combatidos dentro do Parque Nacional do Araguaia, localizado na Ilha do Bananal. Cerca de 20% da área do já foi queimada. No Tocantins, de acordo com a Defesa Civil, foram registrados 509 focos de calo

Quatro incêndios em pontos distintos já destruíram cerca de 20% do Parque Nacional do Araguaia, localizado na Ilha do Bananal. De acordo com o chefe do Parque, Raoni Japiassu Merisse, o incêndio está sendo combatido por mais de 60 brigadistas do Ibama e Instituto Chico Mendes com apoio de um helicóptero do Instituto.

 

Raoni afirmou que até agora já foram queimados 130 mil hectares do parque. Na semana passada foi controlado outro incêndio que havia consumido 108 mil hectares. “A área que está queimando é área predominantemente de campo. Mas se o fogo atingir uma área de mata os danos serão maiores”, afirmou Raoni.

 

De acordo com o chefe do Parque, os incêndios foram provocados pela ação humana. “Nesta época do ano não há incêndios naturais provocados por relâmpagos, por exemplo”, lembrou Raoni.

 

Mais de 500 focos

Foram registrados 509 focos de incêndio em todo o Estado no domingo. Os dados constam do relatório divulgado nesta segunda-feira, 10, pela Defesa Civil.

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, apenas nos nove primeiros dias deste mês foram registrados 2.755 focos de incêndio no Tocantins. Se seguir esta tendência, o número de focos de incêndios em setembro deve superar o de agosto, que foi de 4.280 focos.

 

Os municípios de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Goiatins e Pium são onde estão sendo registrados os maiores índices de queimadas.

 

 

Comentários (0)