Gedeon pede instauração imediata de auditoria nas contas da OAB TO; Ohofugi elogia

Ohofugi nega empréstimo, diz que não deixou dívidas e ainda implantou um Portal da Transparência para divulgar os atos da gestão;

Atual presidente acusa ex-presidente de deixar dívidas
Descrição: Atual presidente acusa ex-presidente de deixar dívidas Crédito: Divulgação

O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, que tomou posse dia 1º de janeiro, solicitou a instauração imediata de auditoria na contas da instituição no Estado.


"A medida é necessária em razão das inconsistências em relação a situação financeira da Seccional do Tocantins deixada pela gestão anterior. Não existem relatórios que apontem com clareza as condições financeiras da entidade, além de contratos com cláusulas penais abusivas e pedido de empréstimo bancário milionário solicitado nos últimos dias da gestão", explica. 


Outro problema grave é que o caixa da instituição foi entregue com valores insuficientes para o pagamento das contas do mês de janeiro. “O único relatório das contas que me foi apresentado foi o de um saldo insuficiente para o pagamento dos meses de janeiro. Portanto, ainda não sabemos a gravidade  das contas da OAB Tocantins”, adiantou Gedeon Pitaluga.


Diante do quadro preocupante, Pitaluga comunicou a direção nacional da OAB que se dispôs a ajudar a Seccional Tocantinense. “Se não fosse a ajuda financeira prometida pela OAB Nacional, a Seccional correria o risco de não pagar as contas básicas e os salários dos colaboradores”, pontuou.


Segundo Pitaluga, apenas a auditoria poderá verificar ao certo qual é a gravidade da situação financeira da entidade. 

 

Corte de despesas


Como era proposta apresentada durante a campanha, Pitaluga também disse que haverá um redução das despesas da OAB Tocantins, cortando privilégios oferecidos pela gestão anterior. “Os recursos arrecadados pela OAB serão concentrados para voltar em benefício dos advogados. Cortaremos todos os privilégios e sanaremos as contas da entidade para que o advogado seja valorizado”, acrescentou Gedeon Pitaluga.

 

Ohofugi elogia e diz que fez o mesmo

 

O ex-presidente da OAB, Walter Ohofugi, elogiou a iniciativa e lembrou que fez o mesmo quando assumiu. "Excelente a iniciativa da auditoria, fizemos o mesmo na nossa gestão assim que assumimos e nos anos seguintes, importante para dar conforto para quem está saindo e para quem está iniciando o ciclo".

 

Ao T1, o ex-presidente também destacou que as contas da sua gestão foram aprovadas e foi repassado, ainda em dezembro, na transição, toda documentação solicitada  e exigida, além de termos implantando um Portal Transparência onde constam todas as Notas Fiscais quitandas durante a gestão.

 

"Quanto ao 'empréstimo milionaáio' desconheço e ao contrário do que recebemos há três anos atrás quando pagamos 1 milhão e 300 mil de 'restos a pagar' não deixamos dívidas. Estaremos à disposição para todos e quaisquer esclarecimentos necessários", declarou o ex-presidente e advogado Ohofugi.

Comentários (0)