Gestor almoça no HGP e constata melhorias na alimentação; Sesau negocia dívida

O secretário de Saúde do Estado, Marcos Ernes Musafir almoçou no HGP nesta quinta-feira e constatou melhorias na alimentação da unidade após negociação de dívida com empresa prestadora de serviços

Marcos Musafir almoça no Hospital
Descrição: Marcos Musafir almoça no Hospital Crédito: Foto: Secom/TO

Após determinação do governador Marcelo Miranda para que as secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Fazenda (Sefaz) negociassem com a empresa Litucera uma saída para resolver os impasses financeiros, possibilitando assim o reestabelecimento dos serviços prestados aos pacientes, acompanhantes e servidores dos hospitais públicos do Tocantins, o secretário da Saúde, Marcos Ernes Musafir, acompanhado do subsecretário da pasta, Marcus Senna e da diretora do Hospital Geral de Palmas, Renata Nogueira Dutra, visitaram nesta quinta-feira, 24, as instalações e o refeitório do HGP.

 

Na oportunidade, o secretário Marcos Musafir vistoriou o local onde são preparadas as refeições, almoçou no refeitório e, posteriormente, conversou com servidores, pacientes e acompanhantes. “O objetivo de estar aqui no HGP na hora do almoço é para verificar o cumprimento do acordo feito entre o Governo do Estado e a empresa Litucera”, explicou o secretário.

 

Marcos Musafir comentou ainda sobre as dificuldades financeiras que o Governo do Estado vem passando devido, principalmente, a crise econômica e política que acontece no país. “Nossos recursos financeiros são escassos e o leque de atendimento do HGP é bem amplo, já que atende não somente a população do Tocantins, mas também muitos pacientes de outros Estados. Por isso, o govenador Marcelo Miranda tem se dedicado diariamente para que os serviços não sejam interrompidos e que a saúde pública do Tocantins possa ser uma das melhores do Brasil”, disse.

 

Nessa quarta-feira, 23, gestores da Sefaz e da Sesau firmaram acordo com a empresa Litucera para o retorno dos serviços prestados nos hospitais públicos estaduais. Na ocasião, ficou definido que até o final deste mês de março serão pagos mais de R$ 2,5 milhões à empresa.

 

Na reunião, foi definido ainda que o governo e a empresa vão manter negociações permanentes na tentativa de encontrar soluções para o impasse que afetou, principalmente, os serviços de alimentação nos hospitais públicos do Tocantins.

 

No entanto, o Estado pretende fazer uma revisão dos contratos em vigor, pois diante da conjuntura atual, o governo e seus parceiros devem buscar entendimentos que resultem em um controle mais efetivo das despesas.

 

Quem esteve nesta quinta-feira, 24, no HGP observou um hospital com corredores e salas limpas, lixeiras vazias e com as refeições sendo servidas de forma regular aos pacientes, acompanhantes e servidores.

 

Diariamente são servidas cinco refeições para pacientes, acompanhantes e servidores do HGP. Nesta quinta-feira, 24, o cardápio contava com arroz, feijão, linguiça assada, farofa de ovo, cenoura, ervilha e azeitona, além de suco, geladinho e sobremesa.

Comentários (0)