Governador destaca a importância da introdução musical nas escolas públicas

Mauro Carlesse entende que todas as unidades escolares da rede pública deveriam contar, há muito tempo, com bandas e atividades do gênero como forma de incentivo

Crédito: Fotos: Frederick Borges - Governo do TO

"Essas bandas escolares são fundamentais. A partir delas, podem despontar talentos e grandes profissionais”. A declaração foi dada pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), nesta segunda-feira, 2, durante solenidade de entrega de 49 kits musicais para escolas da rede estadual de ensino.

 

O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, deputados estaduais e diretores regionais de Ensino do Estado.

 

 

 

O governador entende que todas as unidades escolares da rede pública deveriam contar, há muito tempo, com bandas e atividades do gênero como forma de incentivo. Segundo disse, esses equipamentos são importantes para a vida estudantil e para promover solenidades festivas nas datas cívicas, a exemplo do 7 de Setembro. “Isso é uma pequena amostra daquilo que a gente quer para os nossos alunos e também para que os nossos professores se sintam valorizados ao contar com escolas melhor equipadas para participar de eventos”, frisou.

 

Ao todo, foram beneficiadas 49 escolas de Ensino Médio do Tocantins. O kit conta com trompetes em sib, trombones de marcha em sib, trompas da marcha em sib, euphonium em sib,  tuba ¾ si bemol, caixas tenor de marcha, bumbo de marcha, par de pratos 14", destinados às atividades de bandas escolares. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e custaram R$ 870 mil recursos provenientes de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Ministério da Educação (FNDE/MEC).

 

A titular da pasta da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou que a proposta é equipar as escolas para oportunizar, aos jovens, atividades para ficarem mais tempo no ambiente escolar e, a partir daí, exercitarem os seus talentos. “Dentro dessa proposta de protagonismo juvenil, esses equipamentos entregues às escolas são fundamentais, porque a educação está cada vez mais presente nas atividades das diversas áreas da sociedade e os nossos jovens estão ansiosos para mostrar as suas competências", afirmou.

 

A diretora regional de Ensino de Paraíso do Tocantins, Meirivânia Arraes, também destacou que os equipamentos entregues pelo governador Mauro Carlesse são ferramentas que vão fortalecer o protagonismo juvenil nas unidades escolares. “Os kits vão fortalecer o protagonismo juvenil nas unidades escolares, bem como, o processo de ensino/aprendizagem, porque a música sempre contribui nesse processo”, explicou.


 

Comentários (0)