Palmas, Tocantins -

Estado


Leitos de UTIs Covid-19

Governador determina à SES implantação de mais 16 UTIs Covid em Palmas e 20 em Gurupi

A decisão considerou o aumento do número de leitos ocupados nos hospitais estaduais, bem como a atual situação pandêmica do Estado
- Atualizada em
Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou à Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira, 23, que tome todas as providências necessárias para a instalação de 16 novos leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Geral de Palmas e outros 20 no Hospital Geral de Gurupi.

 

A decisão do governador Mauro Carlesse considerou o aumento do número de leitos ocupados nos hospitais estaduais, que ultrapassou a marca de 70%, e também a ocupação total dos leitos da rede privada.

 

“Mesmo o Governo Estadual sendo o responsável por 95% dos leitos Covid-19 no Tocantins, nós não paramos um dia sequer de trabalhar e de monitorar a situação. E como estamos vendo aumentar a demanda, vamos aumentar os leitos, pois precisamos atender a nossa população na hora que precisar. Quem está doente não pode ficar esperando um leito, já tem que estar pronto”, afirma o governador Mauro Carlesse.

 

Gurupi

 

Outra determinação do governador Mauro Carlesse é que os leitos clínicos implantados no Hospital Geral de Gurupi sejam preparados para a instalação de mais 20 leitos de UTI. “É mais uma medida para que nossa população seja atendida. A estrutura do HGG é muito boa, os leitos estão prontos e podem ser transformados em mais 20 leitos de UTI. Nossa intenção e o nosso planejamento são para que a rede de saúde do Estado esteja preparada e nosso povo seja atendido quando precisar”, destaca Carlesse.

 

Leitos

 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o governo do Tocantins implantou 365 leitos Covid-19 nos hospitais estaduais e também por meio de contratação de leitos na rede privada, que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 138 leitos são de UTI. Assim que os 16 leitos do HGP e os 20 leitos do HGG estiverem em operação, o Tocantins chegará a 174 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, sob gestão Estadual.