Governador entrega 96 novos leitos no HGP; 3° andar será entregue em agosto

De acordo com o secretario de Saúde, Marcos Musafir, até agosto serão entregues mais 96 leitos no 3° andar do hospital, 10 novas salas de cirurgia e 60 leitos de UTI

Governador percorre corredores da nova ala do HGP
Descrição: Governador percorre corredores da nova ala do HGP Crédito: Foto: Nielcem Fernandes

O governador Marcelo Miranda entregou na manhã desta segunda-feira, 8, 96 novos leitos no Hospital Geral de Palmas (HGP), destinados a atender pacientes de todo o Tocantins. A ampliação do número de leitos localizados no segundo andar do hospital demandou investimentos de R$ 11 milhões para o Estado. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Marcos Musafir, pela vice-governadora Cláudia Lelis, por deputados estaduais da base governista e deputados da bancada federal, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa, relembrando que em visita técnica na semana passada foi determinado que os pacientes que estavam nas tendas fossem transferidos para os novos leitos.

 

“Estamos aqui hoje para entregar o segundo andar do hospital. Estou muito satisfeito por ver que estamos dando um passo, mesmo um pouco ainda com dificuldades. Sou grato a todos os profissionais e operários que trabalharam nesta obra. Desde o início deste hospital sabemos as demandas que a saúde tem no dia-a-dia e também sabemos das nossas responsabilidades. Está aqui mais uma vez o compromisso que nós assumimos de entregar a obra e tirar a tenda. Em julho estaremos entregando o último andar”, afirmou Miranda.

 

Questionado sobre quais medidas deverá tomar para que não faltem mais insumos no hospital, Miranda assumiu que a responsabilidade é grande, mas que trabalhará para diminuir este problema. “A responsabilidade é muito grande, vamos fazer tudo para diminuir tudo isso. Nossa equipe está tomando as medidas cabíveis para que não falte. Estamos com dificuldades para alocar recursos com a saúde. Os recursos que recebemos do tesouro nós estamos repassando sempre para a Secretaria de Saúde”, ressaltou o governador.

 

Durante a coletiva, o governador também foi questionado sobre o tempo de espera que os pacientes enfrentam para realizar cirurgias. “Os nossos profissionais médicos do hospital, diretor e secretário da saúde podem explicar melhor porque eu realmente estou surpreso com esta informação. Porque estamos sempre fazendo mutirão de cirurgias. A demanda é muito grande, estamos tentando atender todo mundo. Não temos como fechar as portas, pois atendemos gente do Estado inteiro. O importante aqui é a coragem que tivemos de enfrentar as demandas que nós temos”, avaliou o governador.

 

Balanço de resultados

Na ocasião, o secretário de Saúde também concedeu entrevista à imprensa e fez um balanço do que foi entregue, revelando também o que ainda precisa ser feito. “Nós estamos dando continuidade as reformas e as obras. Teremos um outro andar como esse, com mais 96 leitos. Estamos avançando também na obra do novo centro cirúrgico, onde serão entregues 10 salas de cirurgia e mais 60 leitos de UTI, e novo centro de trauma e a nova emergência clínica. O Hospital vai ficar bem mais robusto. Temos consciência que todo hospital tem problema, nós enfrentaremos os problemas e buscaremos resolver todas as dificuldades”, afirmou Marcos Musafir.

 

Paciente comemora

Em entrevista ao T1 Notícias, Marlete Barbosa, que acompanha o filho que foi submetido a uma cirurgia e estava internado numa das tendas do hospital, elogiou os novos leitos e disse estar mais tranquila agora.  “A diferença é muito grande do quarto para a tenda. Temos conforto, um quarto muito bem equipado, com ar condicionado, só ficam duas pessoas dentro do quarto, a alimentação e a medicação sempre sendo feita no tempo certo. Agora estou mais tranquila de ver que ele está se recuperando em condições melhores”, comemorou Marlete.

Comentários (0)