Governador nomeia Estellamaris Postal para cargo de defensora pública-geral do Estado

A eleição para a escolha da lista tríplice foi realizada no último dia 6 de novembro, por meio de sistema de voto eletrônico

Deputado Antonio Andrade, defensora Estellamaris e governador Carlesse.
Descrição: Deputado Antonio Andrade, defensora Estellamaris e governador Carlesse. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, nomeou na manhã desta quarta-feira, 18, no Palácio Araguaia, a defensora pública Estellamaris Postal para exercer o cargo de defensora pública-geral para o biênio 2021/2023. 

 

 

A eleição, no âmbito da Defensoria, para a formação da lista tríplice ocorreu no último dia 6 de novembro, por meio de sistema de voto eletrônico. 

 

Após a eleição, a lista tríplice foi encaminhada ao governador Mauro Carlesse para apreciação e escolha. O  chefe do Poder Executivo tinha o prazo de até 15 dias, conforme o artigo 3°, parágrafo 2°, da Lei Complementar 55/2009, para nomear o novo chefe da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO). 

 

"Estamos muito felizes em fazer esta escolha, primeiramente porque trata-se de uma mulher, uma mulher capaz, comprometida, que vai contribuir com o Estado. Ter uma mulher à frente de uma instituição tão importante como a Defensoria é um marco, e eu acredito muito nas mulheres no comando. A Defensoria Pública e toda a população tocantinense vão ganhar com esta indicação”, assegurou o governador Mauro Carlesse.

 

A nova titular da Defensoria Pública do Estado (DPE), Estellamaris Postal, destacou que realizará um trabalho com eficiência a quem mais precisa dos serviços prestados pela instituição. “Tive a grata surpresa do governador Mauro Carlesse já efetivar a minha nomeação para o cargo. O trabalho que nós vamos executar é o que já vem sendo feito, que é de muito diálogo, de muita proximidade, para que a gente consiga levar um atendimento de qualidade ao nosso assistidos. Vamos investir muito nisso, na qualificação dos nossos profissionais, tanto defensores como servidores, para que tenhamos um número maior de mão de obra e cheguemos em todo lugar no Tocantins”, afirmou.

 

Estellamaris Postal também realçou a importância das mulheres ocuparem espaços de destaque. “Hoje em dia, as mulheres têm de ter essa evidência tanto na política partidária como nas políticas institucionais. E, com essa ideia, o Governador me escolheu para ser a próxima Defensora Pública-Geral”, frisou.

 

Estellamaris 

 

A defensora pública Estellamaris Postal é graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil, pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Efetivou-se na Defensoria Pública do Tocantins em 1994. Fez parte do Conselho Penitenciário do Estado em 2005 e foi vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídicas (ABMCJ).

 

Estellamaris foi eleita Defensora Pública-Geral no biênio 2007/2008 e reconduzida ao cargo no biênio 2009/2010. Foi Subdefensora Pública-Geral no biênio 2011/2013; Secretária Executiva do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege); membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União; Defensora Pública da Classe Especial perante o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins.

 

Ela também prestou serviços no Ministério da Justiça; coordenou os trabalhos da Força Nacional de Execução Penal no Estado de Santa Catarina em 2013; participou na Elaboração do 3° Diagnóstico das Defensorias Públicas e do Brasil; foi a primeira mulher a ser nomeada Secretária Nacional da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, em 2014; eleita e nomeada Corregedora-Geral da DPE-TO, biênio 2013/2015, sendo reeleita por unanimidade e reconduzida ao cargo para o biênio 2015/2017. Atualmente, ocupa o cargo de Subdefensora Pública-Geral.

Comentários (0)