Governo discute propostas para reduzir casos e evitar fechamento do comércio

Wanderlei Barbosa se reuniu com representantes do setor empresarial e chamou atenção para a necessidade de retomar de forma mais contundente os protocolos sanitários

Governador destacou que é preciso estabelecer normas
Descrição: Governador destacou que é preciso estabelecer normas Crédito: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 17, com representantes do setor empresarial para tratar de ações a serem colocadas em prática nas empresas, a fim de evitar a proliferação da covid-19. 

 

Wanderlei fez um breve relato do aumento dos casos de covid-19 em todo o Estado, principalmente nas maiores cidades, e chamou a atenção para a necessidade de o setor empresarial retomar de forma mais contundente os protocolos sanitários, para que os casos de contaminação sejam reduzidos. Para ele, é preciso estabelecer normas dentro das empresas e nos ambientes empresariais para evitar o colapso da saúde e, automaticamente, um novo fechamento do comércio.

 

“Isso é uma situação muito triste para a cidade, para o Estado e para o País. Vamos estabelecer normas para prevenir a proliferação desse vírus e o colapso do sistema de saúde”, recomendou Wanderlei Barbosa, lembrando a importância da vacina nesse contexto. 

 

Vacinação e cuidados

 

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, afirmou que com a redução dos casos alguns leitos foram fechados porque estavam ociosos, mas por outro lado foram retomadas as cirurgias eletivas. Ele explicou que os empresários tem um papel muito importante no processo de conscientização das pessoas para a necessidade da vacina e no cumprimento dos protocolos sanitários.  “Além da vacina é preciso retomar as precauções com o uso da máscara, do álcool em gel. Temos que despertar na população essa consciência. Já estamos reabrindo leitos covid, mas é preciso que todos façam a sua parte nesse processo”, explicou.

 

Empresariado

 

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, admitiu que houve um certo afrouxamento dos protocolos sanitários em virtude da redução dos casos. “Temos que retomar todos os protocolos de forma mais incisiva ainda, para que a situação não se agrave mais. Queremos agradecer ao Governo que está juntando todos para evitar o pior, que é o fechamento do comércio novamente. É possível que tudo funcione normalmente desde que todos tomem a vacina e respeitem os protocolos sanitários”, defendeu. 

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, elogiou a iniciativa e disse que na atual gestão os empresários tem a oportunidade de ser ouvidos. “Estamos tendo no seu governo aquilo que sempre buscamos, que é a oportunidade de sermos ouvidos, respeitados e reconhecidos. Somos parceiros e estamos aqui para retribuir essa generosidade. Conte conosco”, disse.

 

O encontro contou com representantes da Federação da Indústria do Tocantins (Fieto), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio), dentre outros. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Estado da Indústria e Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

 

Campanhas 

 

O titular da pasta da Comunicação, Luis Celso, garantiu que já estão sendo elaboradas campanhas no sentido de conscientizar a população para a importância da vacina e de retomar os cuidados para evitar a contaminação. Também adiantou que com apoio do setor empresarial serão elaboradas novas campanhas.

Comentários (0)