Governo do Estado decide distribuir 19.350 doses da Janssen entre os 139 municípios

Já as 11.700 doses de imunizantes da Pfizer/Comirnaty serão distribuídas apenas as cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Palmas

Governador Mauro Carlesse e secretário Edgar Tollini
Descrição: Governador Mauro Carlesse e secretário Edgar Tollini Crédito: Antônio Gonçalves

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, na manhã desta terça-feira, 6,  que as 19.350 da Janssen/Johnson & Johnson, recebidas no último final de semana, são para primeira dose da imunização contra Covid-19 e serão distribuídas entre todos os municípios a partir desta quarta-feira, 07.

 

Já as 11.700 doses de imunizantes da Pfizer/Comirnaty serão distribuídas apenas as cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Palmas.

 

Conforme a Secretaria de Saúde, a distribuição “de forma equânime” das doses da Janssen entre os 139 municípios reforça “a gestão municipalista” da atual administração. 

 

Ainda de acordo com a SES, a mesma coisa não acontecerá com as doses da Pfizer dado a “particularidade do armazenamento do imunizante”.

 

Confira aqui  quanto cada cidade vai receber de doses. 

 

AstraZeneca

 

As 20 mil vacinas da AstraZeneca/Fiocruz, recebidas também no final de semana, são para aplicação da segunda dose, e serão distribuídas aos municípios em tempo oportuno.

 

“A Secretaria de Estado da Saúde explica que, no momento, devido à quantidade de trabalho, oriunda do recebimento das vacinas, não será possível ceder técnicos da gerência de imunização para conceder entrevista sobre os imunizantes da Covid-19. Assim, informações sobre público-alvo das doses recebidas, podem ser consultadas no site da SES”, informou. 

 

50 mil doses 

 

O Estado do Tocantins recebeu do Ministério da Saúde (MS), neste final de semana, 51.050 doses de imunizantes contra Covid-19. Do total, 11.700 doses foram Pfizer/Comirnaty; 20 mil AstraZeneca/Fiocruz e 19.350 Janssen/Johnson & Johnson. As novas remessas serão utilizadas para ampliação do público vacinado e no fechamento do esquema vacinal de quem já tomou as primeiras doses de um dos imunizantes. As doses da vacina Pfizer chegaram à Capital tocantinense na madrugada do sábado, 03, e as remessas de AstraZeneca e Janssen, na madrugada do domingo, 04.

 

Em Nota Técnica, divulgada pela SES no início de junho, traz orientações sobre a vacinação. “Os municípios que já completaram o esquema vacinal dos grupos prioritários elencados acima e possuem primeiras doses (D1) em estoque devem seguir ampliação da vacinação com novos grupos, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde (MS)”, diz o documento, elencando ainda que “a vacinação da população em geral será escalonada por faixa etária de forma decrescente, iniciando em 59 anos até os 18 anos, após ser submetida à aprovação nos Conselhos Municipais de Saúde”.

Comentários (0)