Governo do Estado planeja ações e busca investimentos para estruturação do turismo

Estado incentiva o setor com investimentos que vão da reestruturação organizacional, passando por projetos de infraestrutura e capacitação profissional

Governo está promovendo ações para fortalecer o Turismo
Descrição: Governo está promovendo ações para fortalecer o Turismo Crédito: Foto: Emerson Silva

O Governo do Tocantins está realizado ações estratégicas para estruturação e fortalecimento do setor de turismo. A vocação natural do Estado para o turismo tem sido incentivada com investimentos que vão da reestruturação organizacional, que hoje tem como foco a captação de recursos e estruturação do setor; passando pelo desenvolvimento de projetos de infraestrutura, capacitação profissional, dentre outros.

 

De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, o Tocantins é o estado que possui sete regiões turísticas. Destas, as regiões Encantos do Jalapão, Lagos e Praias do Cantão e Serras e Lago (que engloba Palmas e municípios circunvizinhos) tiveram seus planos de desenvolvimento estratégico e planos de marketing elaborados.

 

A partir destes planos, foi realizada uma planilha de investimentos, dos quais, partes estão sendo contemplados pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS), que viabilizam ações já formalizadas em projetos.

 

"Por meio do PDRIS estão sendo executadas ações que promoverão a estruturação física dos atrativos turísticos do Jalapão, como a implantação de  quiosques, sendo um na Prainha e outro nas Dunas; reforma da trilha de Serra do Espírito Santo e construção de uma praça no Povoado do Prata, dentre outras ações diretas.” destacou o Superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp.

 

Além do PDRIS, o Governo está empenhado em garantir investimentos para o setor por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins (Prodetur-TO) que prevê, entre outras ações, a pavimentação de cerca de 200 quilômetros de rodovias também na região do Jalapão, bem como a rede de coleta de esgoto e sistema de tratamento em Mateiros.

 

Outra estratégia de fortalecimento do turismo é voltada para a permissão de uso/concessão/terceirização de atividades de turismo em unidades de conservação. Exemplo disso é o projeto do circuito de arvorismo na região do Cantão implantado pelo Governo, cujo processo de permissão de uso está em curso e o edital será anunciado em breve.

   

Qualificação profissional

 

O Governo do Tocantins está investindo também em qualificação profissional, para melhoria da qualidade dos serviços turísticos ofertados no Estado. Exemplo disso é o curso de Condutores de visitantes em ambiente natural, realizado pela Seden em parceria com o Naturatins. A primeira edição foi realizada no município de Ponte Alta do Tocantins e a segunda, na cidade de Mateiros, onde 75 pessoas da região foram qualificadas. Nos próximos dias 29 de maio a 2 de junho o curso será ministrado na Capital, Palmas.

 

(Com informações da Ascom Seden)

Comentários (0)