Governo do Tocantins apresenta demandas e pede recurso a Ministério da Saúde

O secretário da Saúde do Tocantins, Marcos Musafir se reuniu com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis Figueiredo, onde apresentou as demandas e pediu mais recursos

Reunião ocorreu em Brasília
Descrição: Reunião ocorreu em Brasília Crédito: Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Marcos Musafir apresentou ao secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis Figueiredo   dados referente ao custo das despesas com os serviços de Alta e Média Complexidade, conhecido como Teto MAC, durante reunião, ocorrida na última quarta-feira, 28, em Brasília, em que pediu para aumentar os recursos repassados ao Estado.

 

“Outra prioridade é trazer o mais breve possível para o Tocantins o mutirão cirúrgico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (Into) para atender os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas”, disse Musafir.

 

O encontro é resultado de uma reunião realizada na semana passada com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na ocasião, ele determinou a realização de um levantamento que mostrasse quais foram os atendimentos efetivamente realizados no ano de 2015, nos hospitais estaduais do Tocantins.

 

O trabalho comprovou que o número de atendimentos foi superior ao número inserido no sistema do Ministério da Saúde, que gera a série histórica na qual se baseia o valor dos recursos do Teto Mac. A falha nos registros aconteceu durante um período em que, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado, o governo suspendeu o pagamento da produtividade médica, ocasionando um movimento denominado greve branca, nas 18 Unidades hospitalares do Tocantins.

 

“Nós atendemos, mas não registramos e, portanto, não estamos recebendo o valor correto. Por isso, o apelo à sensibilidade da equipe do ministro, no sentido de restabelecer esse valor que é de aproximadamente R$ 1,6 milhão por mês para que o Estado melhore a qualidade da assistência à população. Com certeza, esses recursos trarão benefícios, ajudando a evitar o desabastecimento e suspensão de serviços”, explicou o secretário.

 

Mutirão Cirúrgico

Também foi tratado na reunião sobre a análise final do projeto suporte do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que realizará mutirões cirúrgicos no Tocantins. “Estamos agora na dependência do Ministério da Saúde aprovar, no jurídico, a documentação que autoriza realizamos, com a maior brevidade possível, os mutirões no Tocantins. A ação atenderá a população que está aguardando por cirurgias eletivas”, afirmou Marcos Musafir.

 

Oncologia

 

A melhoria no sistema de tratamento oncológico no Estado também foi um dos assuntos levados ao Ministério. Um dos objetivos do Governo é trazer para o Tocantins o tratamento de radioterapia que, atualmente, é feito no Maranhão. “Esse recurso que estamos pedindo é para pagar a transferência desse tratamento de câncer para o Tocantins, que hoje estamos fazendo em outro estado, para assim conseguirmos atender a população adequadamente”, afirmou o secretário.

 

(Com informações da Ascom/Sesau)  

 

Comentários (0)