Governo e Ministério da Pesca lançam parques aquícolas em São Salvador e Peixe

Os eventos serão realizados na próxima segunda-feira, 14, pelo governo do Estado e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)...

Parques serão lançados na próxima 2ª
Descrição: Parques serão lançados na próxima 2ª Crédito: Madson Maranhão

Responsável pela geração de 3,3 mil empregos diretos e 6,6 mil indiretos, segundo dados de 2012 da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), a piscicultura no Tocantins ganhará novo reforço com o lançamento dos Parques Aquícolas de Peixe e São Salvador. Os eventos serão realizados na próxima segunda-feira, 14, pelo governo do Estado e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), às 10h40, na praia de São Salvador, a 420 km de Palmas; e às 14h15, na Câmara de Vereadores de Peixe, a 302 km da Capital.

 

 Já estão confirmadas as presenças do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, do diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Richard Torsiano, além do governador interino do Tocantins, Sandoval Cardoso, do secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, e deputados estaduais e federais.

 

 Marzola explica que o objetivo do projeto é explorar o potencial produtivo da região, fornecendo matéria prima para os quatro frigoríficos de alevinos já instalados no Estado. “Hoje, apesar de todo o potencial do Tocantins, estas indústrias ainda têm que importar peixe de outros Estados e, com a instalação de parques aquícolas, vamos reforçar toda a cadeia produtiva, ampliando nosso potencial”, afirmou, acrescentando que, no ano passado, já foi lançado o Parque Aquícola do Lago de Palmas, que abrange sete municípios do entorno da Capital.

 

Mais da metade da produção do Estado é originária da região sudeste do Tocantins, de acordo com o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua. “É uma atividade em franca expansão, que já está difundida em pelo menos 70% dos 139 municípios do Tocantins”, disse. O Estado conta, atualmente, com cerca de mil piscicultores e aproximadamente 3,3 mil hectares de viveiros e açudes/barragens. Conforme Marzola, ao todo, no Tocantins, serão instalados oito parques aquícolas.

 

Dados

A produção de alevinos cresceu 419% nos últimos dez anos, passando de 2.890 toneladas, em 2004, para 15 mil toneladas neste ano. A perspectiva de crescimento para o próximo ano é de 66% com relação a 2014, com a exploração dos parques aquícolas e outras atividades de reforço ao setor que já vêm sendo desenvolvidas pelo Estado e entidades parceiras, com produção estimada em 25 mil toneladas para 2015. Os dados são da Seagro, do Ruraltins, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Parque Aquícola

Segundo o MPA, parque aquícola é um espaço físico contínuo em meio aquático, delimitado, que compreende um conjunto de áreas aquícolas afins, em cujos espaços físicos intermediários podem ser desenvolvidas outras atividades compatíveis com a prática da aquicultura.

 

Comentários (0)