Governo entrega carros para atender demandas do Sistema Penitenciário

Os sete carros foram adquiridos através de recursos do Fundo Penitenciário Estadual e irão auxiliar no atendimento de demandas do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins

 Veículos entregues para atender demandas prisionais
Descrição: Veículos entregues para atender demandas prisionais Crédito: Seciju - Divulgação

Com objetivo de fomentar a Política de Alternativas Penais e de Trabalho e Renda para pessoas privadas de liberdade ou egressas do Sistema Penitenciário, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), entregou na manhã desta quarta-feira, 13, sete veículos do tipo hatch, 4 portas, para atender demandas específicas do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO).

 

Os veículos foram adquiridos através do Fundo Penitenciário Estadual e serão entregues às Centrais de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) instaladas nos municípios de Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins, e também a outras estruturas que atendem o Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, como a Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso da Seciju.

 

A gerente de Políticas Alternativas Penais da Seciju, Bárbara Vieira de Souza Pinheiro, chamou atenção para a logística das centrais, que justificam o uso do bem. “As centrais do interior atendem pessoas que cumprem medidas alternativas nos municípios circunvizinhos destas cidades que estão recebendo os carros, além disso, as equipes dos Cepema’s por vezes precisam fazer visitas domiciliares, busca de parcerias, atendimento de demandas e determinações judiciais, além de acompanhamento de projetos e ações que fazem parte da dinâmica das centrais e que demandam a utilização de um automóvel”, finalizou.

 

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso da Seciju, Leandro Bezerra de Sousa, explica que aos trabalhos desenvolvidos no âmbito da gestão, sobretudo do aspecto da renda ao preso e ao egresso, necessitam do veículo, pois traz eficiência nas tratativas que envolvem a política. “Servirá para fortalecer a articulação intersetorial da política e dar o suporte necessário às unidades prisionais, fortalecendo as parcerias e projetos existentes de capacitação da pessoa presa e egressa e inclusão no mercado de trabalho”, ressaltou o gerente.

 

O secretário da Seciju, Heber Fidelis, ressalvou a relevância do apoio prestado pelo Governador Mauro Carlesse para a efetivação das conquistas desta gestão. “A confiança que nos é dada nas execuções dos projetos e atos administrativos, por parte do Governador, é de suma importância para a concretização do aparelhamento do Sistema Penitenciário tocantinense. Essas aquisições são a resposta dos melhores esforços de todas estas equipes e profissionais”, disse.

 

Comentários (0)