Governo muda horário de atendimento nas repartições públicas no Tocantins

A partir de segunda todas as instituições públicas do Estado passarão a funcionar com expediente de seis horas diárias seguidas.

Secretários anunciaram mudança
Descrição: Secretários anunciaram mudança Crédito: Marcio Vieira/Secom

O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, anunciou no início da noite desta quarta-feira,24, a mudança no horário de funcionamento das instituições públicas a partir da próxima segunda-feira, 29. O horário de funcionamento será das 12h30 às 18h30 e tem validade durante todo o horário de verão, que vai até dia 17 de fevereiro.

 

O decreto assinado pelo governador Siqueira Campos determina uma jornada corrida de 6 horas diárias. A medida não atinge setores que trabalham em regime de plantão e serviços essenciais, como Saúde e Educação que continuam com os mesmos horários.

 

Embora tenha reconhecido que a adoção do horário de verão deveria ter sido melhor examinada, o secretário negou que a mudança no horário de funcionamento das instituições públicas tenha a ver com a reprovação da população à inclusão do Tocantins no horário de verão deste ano.

 

Durante o funcionamento do horário especial de seis horas diárias seguidas está proibida a realização de horas extras e os ocupantes de cargos em comissão poderão ser convocados para jornada complementar sempre que houver interesse da Administração Pública.

 

Eduardo Siqueira Campos afirmou que a jornada de seis horas diárias vai permitir também uma melhor avaliação da eficiência administrativa. “Os servidores vão trabalhar com mais ânimo, vão economizar em transporte, poderão organizar melhor suas vidas, ficar mais tempo com seus familiares e a produtividade tende a melhorar”, previu o secretário.

 

Economia

O secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, afirmou que somente nos órgãos públicos estaduais da Capital deverá haver uma economia de até R$ 2,3 milhões até o fim do horário de verão em razão da mudança do horário de atendimento.

Comentários (0)