Palmas, Tocantins -

Estado


Novo Ensino Médio
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Governo realiza encontro formativo para discutir implementação do Novo Ensino Médio

Serão dois dias de discussões sobre o Documento Curricular do Tocantins, entre outras pautas sobre o assunto.
- Atualizada em
Mari Rios/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), recebe nesta quarta-feira, 8, e na quinta-feira, 9, os assessores pedagógicos e os titulares das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs), em reunião formativa no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. Na pauta, discussões sobre o Documento Curricular do Tocantins (DCT), entre outros temas voltados para a implementação do Novo Ensino Médio.

 

O secretário executivo da Seduc, Fábio Vaz, destaca que a reunião é parte de um planejamento estratégico para consolidar a implantação do Novo Ensino Médio. “No formato que está sendo planejado, de forma gradativa, vamos conseguir implementar o Novo Ensino Médio, um modelo focado no desenvolvimento dos nossos alunos, a partir de itinerários com os quais eles mais se identificam e que tenham relação com a trajetória profissional que ele deseja seguir”.

 

Fábio Vaz também fala da importância dos encontros formativos e do trabalho em prol da valorização dos profissionais da educação. “Nesse momento de implementação, cada diretor regional, cada assessor, cada profissional da educação tem a missão de ser um multiplicador dessa proposta nas unidades de ensino. Para que cada servidor se sinta parte dos processos educacionais, estamos trabalhando para uma maior valorização dos profissionais da educação, dessa categoria que por muitos anos foi deixada para trás”, ressalta.

 

Pauta

 

Nos dois dias de encontro formativo, serão colocadas em pauta discussões que visam fomentar uma visão mais abrangente sobre a importância do Documento Curricular do Tocantins e a transição entre etapas da educação básica. Destaque para a importância da implementação do Novo Ensino Médio, considerando a proposta de construção do Projeto de Vida dos estudantes e a valorização da diversidade, por meio das trilhas formativas e de aprofundamento educacional. Além das discussões, também serão realizadas oficinas setoriais com temáticas voltadas para a execução das atividades nas unidades de ensino.

 

Participantes

 

A diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Palmas, Maristélia Alves, frisa que a implantação do Novo Ensino Médio é fruto de um amplo debate. "As discussões nesse período de implantação do Novo Ensino Médio continuam sendo primordiais, pois é um momento de olharmos para todo o currículo de ensino fundamental e, sobretudo, o médio, para, dentro das nossas regionais, fazermos as discussões com nossas escolas. Esse momento nos ajuda a apararmos algumas arestas que são frutos da novidade que é o Novo Ensino Médio", aponta a diretora.

 

A assessora regional de Gestão Pedagógica e Educacional da DRE de Araguaína, Elizonar Dias dos Reis, chama atenção para o ponto central que precisa ser considerado ao longo de todo o processo. “O aluno como sujeito atuante da sociedade precisa ser capacitado conforme as necessidades sociais do espaço em que ele está inserido, a partir do conhecimento que ele adquire, ele cria seu projeto de vida, que é um facilitador no seu processo de inserção social. Participar dessa discussão é muito importante para dar mais segurança para os profissionais das regionais e das escolas”.

 

Já a assessora de currículo de Língua Portuguesa, da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Colinas, Helena Souza dos Santos, explica a importância da participação no encontro formativo. “Estamos em busca de condições para uma melhor participação no processo de formação dos nossos estudantes, para que eles tenham mais oportunidade dentro da nossa sociedade e consigam, por exemplo, ingressar no ensino superior. Esse é um modelo que chega para nos ajudar a enfrentar desafios que o modelo anterior já não estava conseguindo”.