Gravação de nova novela das 21h, da Rede Globo, movimenta economia de Ponte Alta

Cerca de 100 profissionais da emissora estão na cidade e têm movimentado o comércio local e o cotidiano dos moradores

Profissionais da TV gravam cenas da novela no Jalapão
Descrição: Profissionais da TV gravam cenas da novela no Jalapão Crédito: Washington Luiz

A região do Jalapão no Tocantins será o cenário da nova novela das 21h da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, com previsão de estreia para o mês de outubro. As gravações das cenas iniciaram em Palmas e seguiram em pontos turísticos do município de Ponte Alta. Cerca de 100 profissionais da emissora estão na cidade e têm movimentado o comércio local e o cotidiano dos moradores.

 

Todos os locais de hospedagem da cidade foram reservados com antecedência pela Rede Globo para os seus profissionais. O proprietário da Pousada Vereda das Águas, José Arilon de Souza, contou que a cidade está bem movimentada e que existe uma grande expectativa dos moradores de Ponte Alta em saber onde os atores estão hospedados. Ele disse também que o fluxo de pessoas fez com que a cidade mantivesse o ritmo de ocupação registrado no mês de julho durante a alta temporada. “Acredito que não houve prejuízo no fato do Governo ter fechado o Jalapão para gravação da novela. Na verdade, isso foi um investimento, pois essa novela vai ser como uma espécie de merchandising para o turismo. Com a exibição da novela o retorno virá para todos dessa região sem sombra de dúvida”, pontuou.

 

O proprietário da Pousada Beira Rio, Danilo Fernandes, informou que o empreendimento existe há 15 anos e que as perspectivas com a gravação da novela são as melhores possíveis. “Esperamos que depois que a novela for ao ar o movimento nesta região cresça ainda mais, o que vai fomentar a economia e também a geração de emprego e renda para a população daqui”, acredita.

 

Proprietária da Pousada Coelho, Maria Oneide Coelho Sousa, também viu o seu movimento crescer. “Já tínhamos um fluxo de rotatividade muito bom, mas com a vinda do pessoal da Globo melhorou ainda mais. Eu vejo a gravação dessa novela como um fator muito positivo e é muito válido para a nossa região, que vai dar um impulso gigante para que as pessoas descubram as belezas daqui e venham conhecer”, disse.

 

Romeu Hagestedt é dono de uma Auto Center e Guincho 24 horas em Palmas, e foi terceirizado pela Rede Globo para transportar três veículos até o local das gravações. “Eu estou aqui a serviço. O pessoal entrou em contato comigo solicitando que eu trouxesse para cá alguns veículos que vão participar das gravações. Acho que esse trabalho colabora para fomentar a economia das cidades circunvizinhas aqui do Jalapão. Há vários carros locados, restaurantes e hotéis lotados, então acaba que todos ganham com isso”, assegurou.

 

Para o proprietário do Posto de Combustível de Ponte Alta, Higor Mascarenhas Barros, a divulgação proporcionada pela novela poderá fomentar que a rede de postos dele aumente, se espalhando por outras cidades da região. “Temos sentido já um grande fluxo de pessoas desde que o pessoal chegou aqui para gravação. No futuro, quando a novela for ao ar poderemos mensurar a possibilidade de abrir filiais do posto em outros lugares aqui da região”, concluiu.

 

Cotidiano 

Não é apenas nas pousadas e comércio que as gravações mexeram com a vida das pessoas. A população da cidade também está agitada com a novidade. A aposentada Railde de Jesus da Cruz, de 75 anos, contou que é viciada em novelas e que está feliz em saber que os artistas que admira estão na cidade. “Quando fiquei sabendo que o pessoal da Globo estava aqui na cidade, liguei para os meus parentes lá na Bahia e contei para eles. Estamos ficando importantes”, divertiu-se.

 

A funcionária de uma sorveteria em Ponte Alta, Miryan Keity Lopes, contou que seu irmão está trabalhando de motorista terceirizado em um dos caminhões que transportam equipamentos e materiais cenográficos para a gravação da novela. Ela considerou o movimento como algo que vai dar visibilidade e fomentar o comércio do capim dourado.

 

A novela das 21 horas da Globo é o produto de maior audiência e repercussão da televisão brasileira e vai projetar o Tocantins para o mundo, já que a programação da emissora é transmitida para mais de 130 países nos cinco continentes (África, Américas, Ásia, Europa e Oceania). “Com certeza o nosso Estado viverá um momento próspero no turismo como resultado dessa divulgação em horário nobre no maior canal de televisão do país. Isso despertará a curiosidade e o interesse das pessoas em virem conhecer as nossas belezas naturais, como o Parque Estadual do Jalapão [PEC]. Consequentemente, irá gerar também mais desenvolvimento e oportunidades para os moradores da região”, analisou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, acrescentando que, desde o primeiro contato da emissora com o Governo, o Executivo vem colaborando com os trâmites burocráticos e com apoio dos órgãos estaduais para realização das gravações.

 

Durante as gravações da novela, os pontos turísticos da região do Jalapão ficarão fechados por alguns dias durante o mês de agosto.

 

(Com informações do Governo do Tocantins) 

Comentários (0)