Greve dos bancários no TO completa 28 dias e negociações continuam suspensas

Sintec anuncia adesão da gerência média à greve e paralisação continua sem previsão para terminar. Já são 28 dias com os bancos do Tocantins fechados

Bancários completam 28 dias em greve
Descrição: Bancários completam 28 dias em greve Crédito: Foto: Divulgação

A greve dos bancários do Tocantins completa 28 dias e nesta segunda-feira, 3, a gerência média anunciou a adesão ao movimento. Mesmo com todos os transtornos e prejuízos causados à categoria e à população os banqueiros continuam com as negociações suspensas. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO), o crescimento da paralisação reforça o fortalecimento do movimento grevista e intensifica a pressão para que Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) retome as negociações e apresente uma proposta para os bancários.


Os bancários reivindicam melhores condições, mais saúde, mais segurança, além de trabalho e um reajuste salarial de 14,78%. Em todo Estado 142 agências permanecem fechadas do total de 158. No Tocantins, a gerência média do Banco do Brasil aderiu em massa à paralisação.
 

O presidente do Sindicato dos Bancários, Crispim Batista Filho, ressaltou que com a entrada dos gerentes na greve ganha ainda mais força. “Até o momento os caixas e os postos efetivos que aderiram à greve. Acreditamos que agora realmente, a Fenaban negocie,  porque são esses bancários que realizam os negócios que aumentam os lucros do banco”, destacou Batista Filho.

 

Contraproposta rejeitada

Na última quarta-feira, 28, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação rejeitou a contraproposta da Fenaban de reajuste de 7% mais abono de R$ 3,5 mil e assinatura de Convenção Coletiva de dois anos com reposição da inflação (08/2016 a 09/2017) mais 0,5%, em 2017.
 

Na última sexta-feira, 30, estava prevista uma reunião entre a Fenaban e a comissão bancária de negociação, a mesma foi cancelada, após os bancos não entrarem em consenso para apresentar uma proposta única à categoria.
 

O SINTEC-TO afirmou que “lamenta todos os transtornos causados e destaca que o movimento é nacional e não apenas no Estado. O Sindicato está cumprindo o que é determinado por lei e 30% dos funcionários exigido para atendimento interno como compensação de cheque, reposição de dinheiro nos caixas eletrônicos, recolhimento de envelopes para operações bancárias está sendo mantido”.


O SINTEC-TO disse que está orientando a população a buscar os meios alternativos para efetuar as transações bancárias assim com os pagamentos de boletos durante a greve, entre eles os terminais eletrônicos, correios, casas lotéricas, telefone ou pela internet.

 

(Com informações da Ascom Sintec-TO)

Comentários (0)